Futebol

Opinião: Vasco não faz sua parte quando adversários tropeçam

No primeiro tempo, um começo em que o time mostrou que ao menos lutaria em campo. Tentou pressionar, mas não foi por muito tempo. Depois, era visível que a equipe estava dando muitos espaços para o contra-ataque. Sem conseguir concluir uma jogada ofensiva e com a defesa seguidamente tentando entregar a rapadura, o adversário conseguiu equilibrar o jogo, até abrir o placar.

Veio o intervalo, o treinador tira um armador que não teve capacidade para criar jogadas e coloca um volante em campo. O time volta a pressionar, mas não por mostrar alguma efetividade ofensiva, e sim porque o adversário se fechou, oferecendo campo para conseguir os contragolpes. Deu certo, e nosso oponente ampliou dessa maneira. Aí o treinador resolveu pensar que dois dos jogadores que passaram todo o campeonato no banco – ou mesmo sem sequer serem relacionados – seriam a solução para a partida. Apesar da ligeira melhora, aconteceu o óbvio: não adiantou. A virada não veio, o empate não veio, o gol de honra não veio e mesmo boas chances de marcar não vieram.

Essa é a descrição resumida da derrota do Vasco para o Goiás. Poderia ser a de várias partidas do time nesse Brasileiro, a de um time que não consegue cumprir seu papel nem quando seus adversários dão a chance. Mais uma vez desperdiçamos a oportunidade de sair do Z4 e a esperança da torcida em escapar do rebaixamento.

Eu poderia falar que as coisas ficaram complicadas mas que ainda há tempo e que nada está perdido. Mas não vou. Há um limite pra tudo, e se há esperança ainda, cada um deve alimentar como pode. Cada leitor pode extravasar toda sua mais que justa indignação nos comentários desse post.

Mas depois disso, acabou. A partir do próximo post publicado aqui, peço que apenas os que não vão abandonar o time comentem. Não há como julgar quem desistiu, não depois da apresentação abaixo da crítica de ontem. Mas esse espaço não servirá como fórum para quem quer rebaixar antecipadamente o Vasco.

Isso porque como torcedor do clube, me recuso a ser mais um a não cumprir o seu papel. Já basta a incompetência da diretoria, comissão técnica e jogadores. Se todos falham seguidamente com o Vasco, não pode ser a torcida, a única que realmente sofre com isso tudo, que pode falhar. O momento, por mais incoerente que possa parecer dizer isso hoje, é de apoiar incondicionalmente a equipe. Mesmo ela parecendo fraca demais, técnica e moralmente, para tirar um clube com a tradição que tem o Vasco da posição vexatória em que se encontra. Se você, leitor, pensa dessa forma, seja bem-vindo e vamos sofrer juntos enquanto houver chance.

Fonte: ge