Futebol

Opinião: Vasco lutou por sobrevivência; Cruzeiro já de férias

Para o Vasco, era uma decisão de campeonato; para o Cruzeiro, um reles amistoso, quase uma enfadonha obrigação. E a postura das duas equipes fez toda a diferença na partida deste sábado, no Maracanã. Com apenas três minutos, o iluminado Thalles aproveitou a desatenção coletiva da defesa adversária para colocar o time da casa em vantagem. A bola cruzada da direita, chegou para Luan, que ajeitou de cabeça para o atacante completar, também de cabeça, no canto direito de Rafael.

A torcida se inflamou ainda mais. Quase 39 mil pessoas empurrando a equipe, que não se satisfez com a vantagem. Continuou criando as melhores oportunidades, diante de um adversário que pouco incomodava. O Cruzeiro só assustou aos 31 minutos, quando Ricardo Goulart achou Éverton Ribeiro livre nas costas de Yotún. O chute forte e cruzado obrigou Alessandro a fazer sua única defesa difícil em todo o jogo, desviando para escanteio.

No minuto seguinte, Pedro Ken recebeu de Marlone e rolou para o meio. Edmílson recebeu na frente da área, ajeitou, olhou a posição do goleiro e soltou a bomba. A bola ainda tocou no travessão antes de cair dentro do gol de Rafael.

No intervalo, Marcelo Oliveira trocou Vinícius Araújo pelo veterano Júlio Baptista e o Cruzeiro ficou com mais jeito de um time veterano. Edmílson e Thalles tiveram a chance do terceiro gol, mas desperdiçaram. Éverton Ribeiro cobrou uma falta na área e Paulão desviou no canto direito de Alessandro.

O Maracanã ficou em suspense. Esperava-se que o time mineiro partisse em busca do gol de empate, mas aconteceu o contrário. Dos 19 aos 48 minutos, só o Vasco jogou. Edmílson teve mais duas chances e Robinho, já nos acréscimos, obrigou Rafael a fazer uma defesa difícil para evitar o terceiro gol.

A situação do Vasco continua delicada. Mesmo com os três pontos, o time sequer mudou de posição na tabela. Continua na 18ª colocação. Mas terá um jogo, teoricamente, menos complicado, contra o Náutico, na próxima rodada. Dependendo dos resultados de Coritiba, Bahia e Fluminense neste domingo, pode sonhar com a possibilidade de disputar o último jogo fora da zona de rebaixamento. A esperança continua.

Fonte: Blog do Alvaro Oliveira Filho