Futebol

Opinião: Vasco joga sábado pela sua dignidade

CANAL VASCO - O Vasco joga neste sábado não apenas por uma subida de divisão ou para de estar na elite em 2017, mas sim por toda história construída até aqui e por todos os anos que virão. É difícil ter que concluir assim, mas não é errado afirmar que é um dos momentos mais importantes da trajetória do clube. Até porque, os de conquistas serviram para botar o Cruzmaltino entre os maiores do país e nunca serão apagadas do currículo da Instituição. Por outro lado, uma permanência na Série B seria uma sinalização negativa em toda sua memória e um atestado de apequenamento.

Quem não se lembra do ano que o Gigante da Colina ganhou a Libertadores? E os Brasileiros? Além de diversos outros títulos que estampam o salão de troféus de São Januário? Assim será com este ano de 2016 se a tragédia vier, será sempre marcado pela ocasião que não conseguiu subir de divisão. A chacota do rivais será eterna.

O prejuízo moral e de identidade nem se fala, fora o financeiro. O Vasco passará imediatamente a ganhar menos pela cota de TV. Vale lembrar que nesta temporada recebeu cerca de 20 vezes mais que maioria dos times que disputaram a competição com ele.  O Cruzmaltino angariou 100 milhões de reais, enquanto os outros 5 milhões, tirando Bahia e Goiás, que pegaram 35 milhões.

Motivos não faltam para o torcedor comparecer neste confronto decisivo para o futuro do clube. Que os jogadores não estão rendendo em campo todo mundo sabe, mas o vascaíno que entende a importância desta situação precisa ajudar da maneira que pode: incentivando. 

Não é hora de mágoa com A, B ou C até o fim dos 90 minutos de sábado. Com o sufoco que a equipe passou é realmente complicado deixar qualquer ressentimento de lado. Porém é preciso, pois o Vasco precisa do carinho dos que o amam, no momento que a dignidade dele está em jogo. 

 

Fonte: Canal Vasco