Clube

Opinião: "Valor de Alex é reconhecido"

Maria Helena Rodriguez, PSicóloga do Vasco

\"O trabalho com o Alex Teixeira é realizado desde a base do Vasco. Há a preocupação com a formação do jogador então focamos no sucesso, na derrota e no deslumbramento que podem ocorrer com qualquer atleta de alto rendimento.

Todo jogador deve saber lidar com as facilidades e as dificuldades que encontra na vida profissional. Assim que ele sai da base, encontra um deslumbramento no profissional. Há, portanto, um tempo de adaptação nesta fase. Atualmente, Alex Teixeira tem o reconhecimento de seu valor com as boas atuações.

Agora, ele aprende a melhorar a sua habilidade e o equilíbrio profissional. O jogador amadurece e passa por um processo que inclui não apenas psicólogos, mas toda a comissão técnica. Alex deve buscar seus objetivos e trabalhar todos os pontos para ter o equilíbrio. Por ter 19 anos ainda poderá ter oscilações, mas, bem trabalhado, saberá como lidar com elas.\"

Seleção e parceria com Messi e Ibra são sonho
Presença constante nas Seleções de base, Alex Teixeira sonha, claro, defender o Brasil na categoria principal. Com apenas 19 anos, a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país, é um sonho palpável para ele.

Mas como todo garoto, Alex Teixeira também se imagina disputando partidas com a camisa de um clube europeu. Aliás, um clube especificamente: o Barcelona de Messi, Ibrahimovic, Henry & Cia.

– Todo jogador pensa em Seleção, jogar fora, mas meu foco está no Vasco. Quando acabar meu contrato – quem sabe? – pensarei em jogar no exterior. Sempre sonhei jogar pelo Barcelona, desde pequeno – confessou o meia Alex Teixeira.

Capitão de time e nem tão mais velho do que o Alex, como ele próprio define, Carlos Alberto já defendeu a Seleção Brasileira, jogou no futebol europeu, ganhou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes pelo Porto. Por isso, sabe que pode passar um pouquinho de experiência para a jovem promessa da Colina. Mais do que isso: Carlos Alberto se tornou um entusiasta de Alex Teixeira e torce para que o futuro do jogador seja de conquistas.

– A gente conversa um pouco sobre esse tipo de coisa. Alex tem muito potencial e tem de trabalhar para estar na Seleção da idade dele. Depois na principal, jogar num clube da Europa – disse Carlos Alberto.

Confira Bate-Bola com Alex Teixeira

É mesmo sua melhor fase com a camisa do Vasco?
A fase é boa. Fui criticado para caramba no início do ano. Meus companheiros, meu pai e minha mãe sempre me apoiaram. Dedico essa boa fase a eles.

A boa fase talvez tenha a ver com gols também. Tem treinado para pôr o pé na fôrma?
Dorival e Ivan (Izzo, auxiliar técnico) sempre pegam no meu pé no fim do treino. Tento dez chutes de direita, dez de esquerda e o resultado destes treinos tem saído nos jogos.

Ter a ajuda de psicólogos também influenciou nessa sua superação?
Ter ajuda psicológica é sempre importante para o atleta. Isso até hoje.

Quando é preciso, conversamos e sempre perguntam como é que estou no momento. É bacana.

E o papel do técnico Dorival Júnior nesse seu bom momento, qual é?
Dorival é um segundo pai, um paizão mesmo. Sempre me orientou com as coisas dentro e fora de campo, desde o começo do ano.

Sempre que eu faço alguma besteira vem um puxão de orelha do treinador. As críticas são sempre muito bem-vindas.

A sua atuação de gala contra o Ipatinga foi inesquecível?
A torcida nos apoiou o tempo todo e conseguimos dar os parabéns pelo aniversário com gols. Foi muito uma tarde muito boa.

Fonte: Lance