Opinião: "Tragédia anunciada"
O trágico incidente ocorrido na manhã de ontem, no Centro de Treinamento do Vasco em Itagauí, era uma tragédia que há tempos vinha sendo anunciada. Não é de agora que os problemas da base são vistos por quem acompanha o clube. Infelizmente, os jornais só deram ênfase na base, isto é, focando no tema que vinha sendo pouco publicado, após o pior acontecer.
Para quem não se lembra, um dos principais pontos citados na saída de Rodrigo Caetano foi o abandono da base Vascaína. E não entra o mérito da questão se esse assunto foi usado apenas como desculpa para que o ex-diretor executivo do Vasco conseguisse a sua \"liberdade\" para fechar com o Fluminense, onde está atualmente.
Outra situação em que a base ficou bastante evidência foi com a saída do lateral-direito Yago, que hoje se encontra no Flamengo. O jogador, na época, havia demonstrado em seu microblog o seu descontentamento com a forma como foi tratado na base depois de 11 anos no clube. Assim como ele, outros jogadores já saíram criticando a base, até mesmo um conselheiro do Vasco publicou na internet, há tempos atrás, denúncias em relação a dirigentes e treinadores da base.
Mesmo assim, é comum, apesar de achar preocupante, ver torcedor dando importância zero a tudo àquilo que é diferente do futebol profissional do clube, como se o Vasco fosse resumido apenas ao elenco principal do futebol de campo.
Pois bem, o fatídico acontecimento que marcou o Vasco com a morte do atleta Wendel, por mais que este não seja vinculado ao clube, é uma situação que mancha a imagem da instituição. E não estamos falando de uma conta errada, de uma temporada ruim ou de alegações equivocadas. Estamos falando de uma vida que foi perdida por irresponsabilidade. Agora, eis a pergunta: quem será o responsável por isso?
Não há dúvidas de que o maior prejuízo será dos pais que perderam o filho de apenas 14 anos e que tentava buscar um espaço no meio futebolístico, na tentativa de realizar seu sonho que era o de ser jogador de futebol. Nisso, não comparação. Agora, falando da marca que fica atrelada ao clube, sem dúvida nenhuma o Vasco não só ficará lembrado por esse incidente, como também, ao que tudo indica, vem a ser responsável direto.
Como foi mostrado no jornal Lance, a Lei Pelé não determina a obrigação de haver um médico e ambulância à disposição durante a seleção de novos atletas. Mas a lei determina que todo atleta precisa dar garantias mínimas para a segurança e o bem estar do atleta. E isto inclui o atendimento médico, que não foi dado ao jogador, já que no local não havia médico. Além disso, o Código Civil afirma que \"a responsabilidade por um jogador menor de idade, longe dos pais, é da instituição que o está abrigando\". Sendo assim, o Vasco é responsável pelo atleta, mesmo que este esteja apenas em fase de teste para ser efetivado na base ou não.
Além da falta de um médico que teria a função de prestar o primeiro socorro ao jovem e encaminhá-lo ao local específico, de acordo com o quadro de saúde apresentado, a falta de comida pode ser outro fator agravante para que o Vasco responda pela falta de infraestrutura.
Como pode um clube grande como o Vasco não disponibilizar o mínimo para seus atletas da base? Aliás, o problema de falta de estrutura não acontece somente no Vasco. Outros clubes grandes também se encontra na mesma situação. O motivo de não ser tão falado é que enquanto tragédias, como a que aconteceu ontem no CT do Vasco, não acontecerem esses problemas serão esquecidos.
O que deve ser visto, torcedor, é até que ponto a instituição Club de Regatas Vasco da Gama realmente representa para você? O Vasco será resumido, realmente, a futebol, como a mídia quer que seja feita, como alguns acham que deve ser visto, ou dentro do Vasco a importância deve ser dada de modo institucional? É importante levantarmos todos os pontos que, dentro de um conjunto, formam o Vasco. A base do clube é tão importante quanto qualquer outro assunto dentro do Vasco e, por isso, deve sim ter a sua divida atenção e preocupação.
Que este triste incidente seja assumido pelos responsáveis e que os pais desse jovem, que foi levado tão cedo deste mundo, recebe o conforto e os pêsames de toda a torcida Vascaína que se sensibiliza e sofre com o falecimento de Wendel Júnior Venâncio da Silva.
Na história do Club de Regatas Vasco da Gama há, sobretudo, a formação do atleta e do cidadão como histórico a ser elogiado e mencionado. Diante disto, uma mancha como essa não cabe dentro da nossa instituição.
A torcida do Vasco está de luto.
Saudações Vascaínas,
Vanda Ferreira.
Mais lidas
- 7 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte TOP
- 1 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25) TOP
- 7 Breiller Pires: 'Pedrinho precisa entender que o Vasco...' TOP
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas TOP
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco TOP
- 0 Campeão da Sul-Americana, técnico Gustavo Costas é oferecido ao Vasco TOP
- 2 Jornalista critica elenco vascaíno: 'Teve um momento do ano que o Vasco...' TOP
- 3 Vasco sondou Pedro Caixinha, Gustavo Quinteros e Hernán Crespo TOP
- 2 A trajetória de Felipe como treinador TOP
- 4 Fabio Azevedo: 'Até agora, Pedrinho não conversou com nenhum treinador...' TOP