Clube

Opinião: "Superação, teu nome é Vasco"

\"gigantepeq\"Inveja é a arma dos incompetentes. O Vasco não foi o campeão brasileiro, mas terminou o jogo com sua torcida gritando \"é campeão\" e aplaudindo o seu time, retribuindo e agradecendo com carinho a dedicação, o esforço e o brio que nosso time teve ao longo do campeonato para chegar aonde chegou. Que ano maravilhoso!

Nem vale a pena falar da mediocridade que assola a torcida dos mulambos. Não tiveram competência para lutar pelo título, e só estão indo para a Libertadores graças a vaga que o Vasco abriu pra eles... Não ganharam nada, chamaram seu time de \"sem vergonha\" e, num ato de total desespero, querem tentar macular nosso ano. O desprezo e o sentimento de pena pela sua pequenez é o mínimo que podemos fazer pelos mulambos.

Mas, voltando a falar de coisas boas, que foi o nosso time: este sim é digno de receber todos os louros possíveis. Chegamos a patamares onde outros times, com muito mais investimento, sonharam chegar e não conseguiram. Fomos mais eficientes! Fomos mais aguerridos! Fomos mais competentes!

Competência foi a palavra de ordem! Sabemos que ao longo do ano o Vasco e sua diretoria sofreram com muitos comentários negativos, como por exemplo a passividade diante da arbitragem, questões pontuais do elenco, a permanência da Comissão Técnica após o AVC do Ricardo Gomes... Enfim, problemas e reclamações de torcedores foram coisas que não faltaram nessa trajetória.

\"2011.12.05-placarreal.com.br\"

Sabíamos também que o título do brasileirão seria uma \"missão impossível\". Diversos times foram prejudicados pela arbitragem, colocando o campeonato sob suspeita, ainda mais sabendo-se que o campeão foi um dos times que mais foram beneficiados pelos erros, já que terminou campeão (vide www.placarreal.com.br). Associe-se isso ao fato que o estádio do Morumbi foi reprovado para sediar a Copa sob alegações duvidosas e vimos dinheiro público ser usado para construir uma sede particular do Corinthians. Mais ainda: Andrés Sanches, presidente do Corinthians é confirmado como diretor de seleções da CBF antes mesmo de terminar o campeonato. A tradicional festa da CBF no final do campeonato, que sempre foi feita na sua sede no Rio de Janeiro, é mudada para São Paulo. Para finalizar com chave de ouro, Ronaldinho, atualmente o maior empresário do Corinthians, assume cargo no comitê organizador da copa do mundo (segundo vários jornalistas, para \"blindar\" Ricardo Teixeira). Ora, se Corinthians fosse o campeão, nada mais natural... e não é que ele foi o campeão? Que \"estranha coincidência\"... O que poderíamos dizer disso tudo? Deixemos a história, e a justiça, julgar esses acontecimentos.

Sabemos também que a história só se lembra dos vencedores. Mas nesse ponto tivemos a memorável conquista da Copa do Brasil, acabando com um incômodo jejum e marcando o retorno em definitivo do Vasco à vitrine do cenário esportivo nacional. Sabemos que títulos aumentam a torcida, mas com toda a certeza não apenas nossos filhos, como outras crianças e até mesmo muitos adultos não somente tiveram seu amor pelo Vasco reforçado e amadurecido, como conquistamos novos torcedores. Nossa campanha foi marcante. Nossa jornada foi épica. Nosso ano foi mágico!

O que dizer da recepção do time no Aeroporto Santos Dumont na volta de Curitiba? E da Festa em São Januário? Que palavras podem ser usadas para descrever a recepção do time após a derrota no Chile? O que dizer de uma torcida que, ao final do jogo contra o Flamengo, grita \"É Campeão!\"? O que dizer após escutar de sua filha de 7 anos que ela ama o Vasco e ela perguntar quando é que a gente vai voltar a São Januário novamente? Que palavras podemos dizer após tantas alegrias? Um título a mais neste fim de ano coroaria isso? Sim! É claro! Mas se nosso Pai não nos permitiu isso, respeitemos sua vontade e façamos por alcançar patamares mais elevados no ano que vem.

\"conan\"

Para finalizar, um alerta importante: Para sermos respeitados, precisamos respeitar e exigir respeito. Nosso clube já está fazendo sua parte: respeita-se contratos (mesmo que necessitem de revisão) e seguimos a lei, mesmo quando ela não nos favorece. Entretanto precisamos alcançar um novo patamar, desta vez exigindo respeito: respeito das entidades onde estamos filiados (leia-se CBF) e repeito dos veículos de comunicação (leia-se veículos de mídia - tv e jornais). Para sermos ouvidos, precisamos nos fazer presentes nesses lugares! Não adianta apenas reclamar: precisamos ser influentes! Nossa torcida tem se se fazer presente e mostrar que somos grandes! Espero que os vascaínos compreendam o que isso significa. Para se fazer o bem, não basta apenas ser bom: é preciso compreender o mal e saber como lutar contra ele, ou nunca teremos paz.

Em um filme interpretado por Arnold Schwarzenegger, \"Conan, o Bárbaro\", ele fala uma frase extremamente verdadeira: \"O que não nos mata, nos deixa mais forte\". Nos últimos 10 anos nosso clube foi espoliado em sua renda, massacrado em sua honra, surrado pelos seus adversários, jogado na segunda divisão, maculado em sua história de amor pelos mais humildes, marginalizado pelos dirigentes do futebol brasileiro - até nossa sede foi invadida pela Polícia Federal, como se nós fôssemos criminosos. Toda sorte de coisas negativas nos atormentaram nos últimos 10 anos. Mas o gigante está de volta. Não conseguiram nos matar. E estamos mais fortes! E seremos cada vez mais fortes no futuro!

Caminhe com passos firmes, Gigante da Colina! Um belo futuro se descortina para você no horizonte, Vasco da Gama! Assuma novamente o lugar que tentaram lhe retirar, mas que sempre foi seu por direito! Sua imensa torcida é bem feliz, Norte e Sul deste Brasil!

\"ap\"André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com 30 anos de clube, e também editor responsável pelo portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.

Fonte: WebVasco