Opinião: Por que o Vasco perdeu mais uma?
O Clássico dos Milhões foi decidido aos cinco minutos do segundo tempo. Pênalti de Ibson em Morais. Estebelecem que Edmundo, que fazia uma boa reestréia mas é péssimo batedor, faria a cobrança. Foi lamentável. Bruno fez uma defesa fácil. O placar marcava 1 a 1, gols de Alan Kardec e Fábio Luciano, na primeira etapa. O Flamengo cresceu no erro do rival. O Vasco jogava no limite e, claramente, sucumbiu ao momento. Faltaram nervos e pernas. E Ronaldo Angelim, de cabeça, como seu companheiro de zaga, fez 2 a 1, aos 34m. Mas poderia ter sido mais. O jogo foi equilibrado nos 45 minutos iniciais e, após o êxito de Bruno, passou a ser todo do Flamengo.
Desde 2000, é a sétima vitória do Flamengo em jogos decisivos contra o Vasco. Três finais de Estaduais, três semifinais de Taça Guanabara e uma decisão de Copa do Brasil. O Vasco só feliz na Taça GB-2003, quando empatou de 1 a 1 e ficou com o título. Algo histórico e inesquecível para os dois lados. Os vencedores comemoram. Os perdedores amargam doloroso vexame de quase uma década.
Por que o Flamengo venceu mais uma? Simples. Porque é melhor. E tem sido assim: anos após ano. Hoje o Vasco jogou bem o primeiro tempo. Edmundo, também. E dava a qualidade ao time. Morais, de novo, chamava a responsabilidade da partida. Alex Teixeira tinha lampejos. E Alan Kardec fez um gol bonito, algo tão diferente quanto o passe certo de Amaral. Era um clássico equilibrado. O Flamengo chegava também. E, a partir do gol de empate, começou a descobrir as falhas individuais do Vasco.
Cobrança de falta, Fábio Luciano se livrou de Vilson (sem falta!) e marcou. Ninguém subiu. Vilson deixou Fábio Luciano ter espaço para a cabeçada. Perdeu no corpo, em português claro. Assim mesmo, o Vasco estava no jogo. Mas, a partir do pênalti perdido, acabou. O Flamengo atropelou. A torcida despertou. Tiago salvou várias vezes. E, como conseqüência clara, ficou evidente que:
1. Seus dois zagueiros, heróis da tarde (como jogou Fábio Luciano!) são incomparáveis aos “esforçados vascaínos”.
2. Quando apertados, Jonílson e Amaral não tem nenhum sentido de posicionamento e cobertura.
3. Falta banco de reservas.
4. Os laterais são modestos, enquanto os do Flamengo, decisivos.
5. Morais cansou.
6. Edmundo cansou e ainda disse que não tinha condição de jogar.
Mas como jogou (até bem?) e ainda perdeu pênalti. Por essas e outras, o Vasco foi guerreiro e perdeu mais uma. E o Flamengo, com méritos, nem jogou demais, mas ganhou outra. Inapelável e até previsível. Mais um Flamengo x Botafogo numa final. Será divertido. Quase 57 mil pagantes. Bom público, como no sábado. O futebol resiste.
Mais lidas
- 0 Pedro Caixinha gostou da procura do Vasco, diz Agência RTI Esporte TOP
- 1 A decisão que Pedrinho deve anunciar na coletiva desta segunda (25) TOP
- 0 Renato Gaúcho teria recebido consulta do Vasco, diz Diogo Dantas TOP
- 0 Sem multa por demissão, os detalhes da saída de Rafael Paiva do Vasco TOP
- 2 A trajetória de Felipe como treinador TOP
- 0 Cauan Barros se despede do Amazonas
- 0 Garone: Renato Gaúcho teve problemas com Pedrinho em 2008; vídeo
- 0 Campeão da Sul-Americana, técnico Gustavo Costas é oferecido ao Vasco
- 0 Breiller Pires: 'Pedrinho precisa entender que o Vasco...'
- 0 Gabriel Pec é a bola da vez na Major League Soccer