Imprensa

Opinião: Por que o lateral Henrique ficou tanto tempo no Vasco?

Por que Henrique ficou tanto tempo no Vasco se tanta gente não gosta dele? Vem no fio que eu te explico.

A começar pela concorrência dele ano a ano.

2020: Neto Borges, Alexandre Melo, Riquelme
2019: Alan Cardoso, Danilo Barcelos
2018: Fabrício, Alan Cardoso, Ramon
2017: Ramon, Alan Cardoso
2016: Júlio César, Alan Cardoso
2015: Christianno, Júlio César, Lorran
2014: Marlon, Diego Renan
2013: Yotún, Thiago Feltri

Pois bem. Henrique nunca foi mal avaliado tecnicamente. Ocorre que a posição de lateral, no Brasil, é a mais cruel: se o jogador marca bem, mas não ataca tão bem, é criticado. Se ataca bem, mas marca mal, também é criticado. Se faz tudo na média, mas sem brilho, também criticado.

A última opção é o caso de Henrique.

Junte a isso o fato de o Vasco viver três rebaixamentos no período. Vocês sabem que ele só foi titular mesmo neste último.

Mas é normal a cobrança ir em cima de quem está há mais tempo. Em qualquer clube. Raro mesmo é ficar tanto tempo.

E ele só foi ficando porque não era mal avaliado tecnicamente. Óbvio. Repare na lista acima: quando o Vasco teve segurança na posição? Quando ele não disputava, pelo menos, vaga no banco? Pois é. Quando nem 20 anos tinha ainda, e olhe lá.

Henrique deixa o clube num momento em que é bom para ambos. Vejo ele com mercado na Série A e, mesmo se jogar na B, novos ares lhe farão bem, creio.

Mas eu duvido que o Vasco consiga dois laterais-esquerdos melhores do que ele. Ou vai colocar em Riquelme a responsabilidade?

E embora não tivesse dos salários mais altos do elenco, a proximidade do fim do contrato de Henrique, num momento de diminuição de receitas, pesa demais para o clube querer mantê-lo. Teria que renovar já já. Ele deixa o clube na idade de auge físico e técnico.

Fonte: Twitter do jornalista Felippe Rocha/Lance