Futebol

Opinião: Pausa da Copa é a chance de o Vasco recomeçar do zero

O Vasco não pode cair de novo

É certo que falta dinheiro e sobram dívidas. A herança maldita de tempos recentes, infelizmente, ainda vai atrapalhar o Vasco por muito tempo. É certo que não é fácil administrar um clube assim.
Mas é certíssimo que o Vasco não pode cair outra vez.

A torcida não merece, a história e a tradição do clube não combinam com destino tão medonho.

A verdade é que esta pausa para a Copa do Mundo caiu do céu. Foi um presente da Divina Providência para que a direção do Vasco tome um baita susto e refaça o planejamento para a temporada. Do jeito que está, não dá. Se o campeonato seguisse, neste ritmo e neste astral, não haveria muito espaço para trabalho. Agora, com a pausa, ao menos o Vasco tem um mês para refazer a trajetória e escapar desta tragédia que se anuncia.

Ninguém espera que aconteça o milagre da multiplicação da grana ou dos craques. Mas estamos carecas de ver times formados por jogadores apenas medianos fazerem papéis interessantes na série A. São equipes (quase sempre sem torcida) que não brigam por títulos ou mesmo por vaga na Libertadores, mas que nem ameaçam cair para a segundona. Acho que, a esta altura, este deve ser o foco do Vasco. Ajeitar a casa, contratar barato mas cirurgicamente, não tentar mais “inventar a roda” (como no caso de Gaúcho treinador), apostar no trabalho de Celso Roth e confiar, unir a torcida, buscar parcerias eficientes com agentes de jogadores (como foi o caso vitorioso de Carlos Leite no ano passado), criar… Tentar aproveitar a paz deste mês – que, repito, caiu do céu – para começar de novo.

Até agora já se foram 21 pontos. O Vasco perdeu 16. Não dá, né…?

Falta grana, seu sei. É dureza. É pedreira. Mas ninguém disse que seria fácil. É preciso compensar com trabalho, criatividade e eficiência. A hora é já. O Vasco não pode cair de novo para a segundona.

Fonte: Blog Expresso da Bola