Futebol

Opinião: "O Vasco só não sobe se não quiser"

Por Ricardo Gonzalez - Jornal do Brasil

Começa amanhã um capítulo importantíssimo – que talvez a torcida até não quisesse que fosse incluído – na bela história do Vasco. Mas que, ao seu fim, tem tudo para ser um dos mais belos. Todos os caminhos estão abertos para que o Vasco retorne à Série A.

Para começar, a torcida já deu mostras no Estadual de que está 100% disposta a comprar o barulho do time, carregando-o nas costas se for preciso. Além da energia da arquibancada, não há mais entre os rivais – e mesmo em parte da mídia – a má vontade que havia na era Eurico Miranda. Atrevo-me a dizer que 80% da comunidade não-vascaína da cidade está torcendo para o time voltar à Série A. E não se deve menosprezar energias positivas.

Além disso, a diretoria acertou em cheio ao trazer Dorival Júnior para comandar o time. Ficou claro no Estadual e até aqui na Copa do Brasil que, além de seu esquema tático ser muito eficiente, ele fez o Vasco incorporar a postura para disputar uma Série B – misturando a capacidade de impor seu ritmo como um time grande, com a humildade de recuar quando necessário, como um pequeno.

Não faltam na vizinhança exemplos do que se deve e do que não se deve fazer numa Série B. O do Botafogo em 2003 é melhor, porque o modelo daquele campeonato foi mais parecido com o atual. Mas mesmo o Fluminense em 98 na Série B e em 99 na Série C têm exemplos a dar aos vascaínos.

Vai ser uma trajetória tranquila todo o tempo? Não. Há concorrentes fortes. Portuguesa e São Caetano têm tradição e vêm de um bom Campeonato Paulista. O estilo sulista de Juventude e Figueirense (especialmente este, que há anos vem jogando a Série A) é difícil de superar.

O Bahia dá sinais de crescimento, foi vice-campeão baiano e tem uma torcida para lá de fanática. Fora as surpresas que todo ano surgem.

Contra isso, não pode: a) bater o desespero com eventuais duas ou três derrotas em alguma parte da competição; e b) a direção deixar dar todo o tempo demonstrações de que confia e apoia o time. Pelo que se viu este ano, nada indica que isso vá ocorrer. Que os concorrentes do Vasco não nos ouçam, mas já estou vendo a Cruz de Malta junto aos grandes em 2010.

Fonte: Jornal do Brasil