Categorias de base

Opinião: "O futuro do futebol do Vasco"

O Vasco está vivenciando um belo momento junto a sua torcida. O futebol, força motriz da paixão de seus torcedores está honrando a camisa que já produziu tantas glórias e que tem, se não a mais bonita, com certeza uma das mais belas histórias de um clube de futebol no mundo inteiro.

O presente, portanto, está honrando o passado. Mas e o futuro? O que será do nosso futuro?

Bom, certamente não temos uma bola de cristal para prever o que irá acontecer, mas sabemos que resultados só podem ser esperados quando há um trabalho sendo bem executado, e foi isso que observamos nos núcleos oficiais do Vasco da Gama.

Há algum tempo atrás eu conheci o Celso, da JMK marketing esportivo. Na época, eu tomei conhecimento da COPA VASCO 2011 e dos Núcleos Oficiais do Vasco da Gama e tentei obter mais informações, tendo então o primeiro contato com o Celso.

\"copavasco2\"Muito simpático e solícito, ele foi me passando diversas informações sobre esse maravilhoso trabalho que vem sendo desenvolvido no Vasco já há algum tempo e que merece ser alvo de destaque pela mídia esportiva vascaína. Para se ter idéia do que representa esse trabalho, o projeto \"Copa Vasco 2011\" tem por objetivo a democratização de uma ação desportiva para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, justificada por uma política social que engloba o esporte e a cidadania, com enfoque na cultura da paz para redução da violência e a inclusão no contexto social.

Este ano, assim como em anos anteriores, foi realizado esse torneio que reuniu 136 equipes compreendidas em 6 categorias, que são:

Chupetinha (nascidos em 2005 e 2006)
Fraldinha (nascidos em 2002 e 2003)
Pré-Mirim (nascidos em 2000 e 2001)
Mirim (nascidos em 1998 e 1999)
Infantil (nascidos em 1996 e 1997)
Juvenil (nascidos em 1994 e 1995)

\"copavasco6\"O total de crianças e adolescentes chega a 2.040, fazendo parte exclusivamente dos Núcleos Oficiais do Vasco da Gama, que são as antigas escolinhas de futebol, que vêm desenvolvendo um trabalho sócio-recreativo em várias cidades brasileiras, tendo hoje um total de 42 núcleos oficiais, com mais ou menos 150 alunos em cada um deles, espalhados em todo o país. É realmente um belo trabalho, pois além de ser um celeiro de desenvolvimento de futuros craques, também incentiva a prática de um esporte saudável, ajudando no desenvolvimento de futuros cidadãos, e envolvendo as famílias com o esporte. Aliás, isso ficou bem visível em São Januário neste último domingo.

Convidado pelo Celso, da JMK Marketing Esportivo, fui ao nosso caldeirão neste domingo, junto com minha família, para ver de perto como isso funcionava na prática, e confesso que saí de lá impressionado.

\"copavasco11\"

Em primeiro lugar, foram centenas de crianças distribuídas em diversas equipes, acompanhadas por seus familiares, disputando as diversas modalidades em jogos que valiam a decisão dos títulos - certamente houve um trabalho muito intenso de logística para se organizar isso tudo.

Quem foi a São Januário neste domingo presenciou também uma demonstração de emoção e dedicação desses familiares incentivando a garotada o tempo todo. A gritaria, a expressão facial do público, e as comemorações nos gols não tinham diferença alguma com o que vemos nas grandes decisões do nosso futebol profissional. Aliás, havia sim: havia ali um \"algo mais\", que certamente era o amor paternal e maternal que estava presente em muitos corações pulsantes pelos seus filhos. Foi uma sensação impagável!

Infelizmente, por ter outros compromissos, só pude assistir duas decisões. Entretanto, foi o suficiente para observar com bons olhos toda a estrutura montada para o evento. Gostaria de parabenizar o Celso, da JMK, que nos recebeu com muito carinho e com uma simpatia contagiante, mas também a todos que trabalharam na organização desse evento, bem como a toda a diretoria do Vasco pelo apoio que vêm dando a esse trabalho (em especial ao Moacir Delorme, que também conheci no evento, e que é o Coordenador dos Núcleos Oficias do Vasco). Não há dúvida alguma que esse trabalho irá gerar frutos maravilhosos ao nosso futebol nos próximos anos. Sabemos que existem e sempre existirão percalços no caminho, e que esse trabalho exige muita paciência, carinho e dedicação, mas esperamos que esta matéria ajude e motive outros vascaínos a se enganjarem no trabalho que está sendo realizado, pois enquanto houver um coração infantil pulsando pelo Vasco, nosso clube será imortal.

Mais informações podem ser obtidas em: http://nucleosvasco.com.br

Um pedido de desculpas: Cometi uma \"gafe\" e não postei a foto do Celso aqui porque estava tão contagiado com a felicidade de minha filha pisando o gramado de São Januário, que acabei esquecendo de tirar umas fotos com ele. Mas no próximo evento eu vou me redimir e coloco aqui. Abração Celso!

\"ap\"André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com 30 anos de clube, e também editor responsável pelo portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.

Fonte: WebVasco