Futebol

Opinião: "O Fagner está certíssimo"

A entrevista lúcida, objetiva e inteligente de Fagner é um alento para a torcida do Vasco. Sem fisiologismos gratuitos nem ressentimentos coléricos, Fagner deixou bem claro que a pressão e as exigências sofridas pelo time do Vasco são fruto daquilo que o próprio time procurou, quando negou-se a ocupar a faixa intermediária da tabela e colocou-se como candidato a tudo que disputa.

Ainda bem que Fagner näo repetiu o discurso legalista do zagueiro rubro-negro que quer calar a boca da torcida com papo politicamente correto e conformista de \"sexta colocação já é muito\". Ao entender que ele, Fagner, é profissional da bola e tem que jogar, enquanto o torcedor é torcedor e tem que torcer, o bom lateral vascaíno recuperou a verdade correlata do futebol, que combina estratégia, empenho, paixao e subjetividade.

Da mesma maneira que o jogador inteligente e consciente como Fagner pode compreender, sem histeria e com naturalidade, que \"promessa é dívida\", e que a cobrança faz parte do cotidiano dos grandes, fica a lição para nós, analistas-torcedores, de que carinho e amizade por esse ou aquele profissional do clube näo nos podem furtar de apontar erros, equívocos ou precipitações. O fã aplaude o cantor que desafina. O crítico precisa apontar o erro, mesmo considerando o talento do artista.

Minha comparação entre os discursos de Fagner e Alex Silva me traz uma reflexão muito clara: a distinção entre o jogador que manda a torcida calar a boca e o jogador que entende as cobranças. O que ignora a pressão está fora da briga do título e despencado da Libertadores. O que admite cobranças está disputando mais dois títulos de expressão além do já alcançado...

Como o fim de temporada tem desgastado mais os ânimos do que os atletas, a filosofia espontânea de Fagner é uma pérola do bom gosto. Que alguns, é claro, preferirão esmagar.

Mas, afinal, pérolas näo são mesmo para todos.

Näo foi isso que aprendemos com o mestre Jesus?

Siga-me no @hrainho

Fonte: Coluna de Hélio Ricardo - SRZD