Futebol

Opinião: Jorginho não merece ser rebaixado

O técnico Jorginho está ganhando uma oportunidade de se voltar a integrar um grupo de técnicos que, se não de elite, se não top de linha, mas de profissionais que merecem novas chances e devem ser olhados sem o ranço do passado - trabalho fraco no Flamengo, razoável na Ponte Preta e no América-RJ, e uma imagem muito desgastada como auxiliar de Dunga na primeira passagem deste na Seleção.

O Jorginho do Vasco faz um trabalho brilhante. Primeiro em termos numéricos. É dificílimo ficar 9 jogos invicto no Brasileiro. Dificílimo conquistar 17 pontos nesses 9 jogos em sequência. Foram 4 vitórias significativas. Três foram em casa, mas contra times que já integraram em algum momento o G-4 (Sport, Atlético-PR e Flamengo), além de vencer a Ponte em Campinas, que pode ser considerado uma façanha. Dos cinco empates, três seriam considerados bom negócio até por quem está brigando pelo título: contra Cruzeiro e São Paulo fora de casa, e Grêmio no Maracanã. Pena que nem tudo é perfeito. Nessa trajetória, os empates contra Avaí e Chapecoense, ambos sofridos no fim do jogo, não podiam ter ocorrido, foram pontos fora da curva. Pontos que podem fazer uma dolorosa falta na 38ª rodada.

Mas os números são reflexo e consequência do trabalho que Jorginho fez no campo. Em um curto tempo, deu entrosamento à batelada de jogadores que a diretoria trouxe no desespero, arrumou a defesa, deu padrão de jogo ao time, e fez do Vasco um time ofensivo - mesmo tendo como opções de ataque um Leandrão que oscila, um Herrera que justifica sempre o apelido de "quase gol", e um Thalles que precisa decidir o que quer de sua profissão e de seu futuro. Com a inestimável ajudar desse belo meio-campo chamado Nene.

A campanha com Jorginho é de time que briga por G-4. Só que os desmandos e a incompetência que comandaram o time antes fizeram com que o time jogue no limite, com a corda esticada até quase arrebentar. O Vasco não tem mais o direito de errar, e errar é humano. Da diretoria aos que comandaram o Vasco até quando chegou à lanterna do Brasileiro, esses apenas estão colhendo o que plantaram. Mas Jorginho não merecia cair.

Fonte: Blog Entre as Canetas-ge