Opinião: "Edmundo é um atleta muito profissional"
Anselmo Sbraglia, preparador físico do Palmeiras
Sou até suspeito para falar, pois tive um relacionamento muito bom com Edmundo na época de Palmeiras. Ele é um dos atletas mais profissionais com quem já trabalhei e seguia à risca tudo que era elaborado por nós, o que ajuda muito no resultado. Por ser um atleta com idade mais avançada e pela característica que ele tem, a ênfase era no trabalho de força.
Musculação para dar potência muscular.
Não retirávamos o Edmundo de treinamento algum para poupá-lo. Pelo contrário. Ele participava de tudo junto aos outros atletas. A única situação diferente era para dar suporte a ele.
Edmundo pode jogar, por exemplo, numa seqüência de domingo, quarta, domingo e domingo. A sobrecarga existe para um atleta da idade dele quando há jogos em longa seqüência por duas vezes na semana, como quarta e domingo.
Geralmente, o trabalho com Edmundo era feito de duas a três vezes por semana, num período de cerca de 50 minutos sem bola. Já com bola o período diminuía para 15 ou 20 minutos.
- SuperVasco