Futebol

Opinião: "Colina fazendo história mais uma vez..."

Na tarde dessa terça-feira (11), em São Januário, foi inscrita mais uma bela história no Estádio mais histórico do mundo. O amistoso entre Itália x Haiti pode não ter valido nada dentro de campo, mas valeu demais para os haitianos e todos os torcedores que compareceram ao estádio numa tarde de dia útil.

Creio que como muitos Vascaínos, fui somente pelo fato de ser em São Januário, e ser uma Seleção tetracampeã mundial em campo, com craques como Buffon, Pirlo e Balotelli. E assim como esses muitos, estava apenas para curtir o momento, que até certo momento não parecia nada demais.

Como é tradição no Brasil em partidas de qualquer esporte, torcemos para o considerado mais fraco, e assim se fez a torcida em São Januário para o Haiti. O que antes parecia apenas brincadeira, ficou ‘sério’ ao passar da partida. Com um gol surpresa da Itália aos 15 segundos, muitos pensaram que seria um daqueles massacres históricos, se enganaram, me enganei. A torcida se empolgou não só pelo lado do mais fraco, mas também pelo lado social que tem a ligação Brasil-Haiti, e pela garra que esses jogadores mostraram dentro de campo, honrando uma nação.

Jogo no Brasil? Parecia mais no Haiti! Empurrados pela torcida, o Haiti conseguiu um resultado histórico no futebol. Para muitos um mero empate, mas para os haitianos e para quem torceu para eles, foi uma goleada histórica, assim como pensaram que seria feita pela Itália. Digo uma coisa sendo Vascaíno: que honra os receber no nosso estádio! Ver a alegria desses jogadores, e de alguns haitianos presentes no estádio, valeu cada centavo daquele ingresso, cada minuto daquela tarde e tenho certeza que ficará eternamente gravado na memória de cada um que acompanhou essa partida. São de momentos históricos que o Vasco cresceu, e esse apesar de não ter o time Cruz-Maltino em campo, entra também para essa imensa galeria de boas recordações.

Fica aqui só um registro desse grande momento, uma forma de agradecer que vendo a felicidade desse povo, me proporcionou uma das melhores tardes que já tive em São Januário, e olha que já foram muitas.

Saudações Vascaínas e Brasileiras!

Raphael Caminha,
Torcedor de arquibancada do Club de Regatas Vasco da Gama

Fonte: -