Futebol

Opinião: "Botafogo ou Vasco?"

Botafogo e Vasco não decidem um título desde 1997. Já se vão 13 anos. Eu ainda tinha cabelo. Pequeno Bob nem era imaginado. Minha avó e meu pai ainda estavam firmes ao meu lado. Desconfio que ainda não era mala naquele distante ano. Os momentos também eram bem diferentes do atual. Foi a temporada do tricampeonato brasileiro dos vascaínos. Os alvinegros haviam conquistado seu único título nacional pouco antes (1995). Hoje tudo é diferente. Minha careca reluz. Meu filho chegou. E os dois finalistas alvinegros já conheceram o rebaixamento e tentam enterrar de vez um período cinzento. Momento de afirmação para ambos. Roteiro absolutamente original para a final da 45ª Taça Guanabara.

A final em preto-e-branco marca a reconstrução de duas paixões. O Botafogo, mesmo com todas as dificuldades financeiras, montou pelo quinto ano seguido um time razoável. Trouxe Herrera e Loco Abreu. Errou no início da temporada ao insistir com Estevam Soares, mas parece ter retomado os trilhos com a estrela vencedora de Joel Santana.

O Vasco, tão pisoteado no ano do rebaixamento, mostra o quanto é forte. Foi semifinalista da Copa do Brasil, ganhou a Série B e avisou que queria mais. A diretoria foi ágil e melhorou o time. A experiência de Fernando Prass, Carlos Alberto e Dodô se misturou com perfeição à juventude de Souza e Phillippe Coutinho.

Independentemente do resultado final da Taça GB, não haverá espaço para depressão para quem perder a decisão. Os dois clubes renasceram. Cada um a seu modo, maneira, tombos, vitórias, erros e acertos. O Rio em preto e branco tem a cara de Botafogo e Vasco. Mistura saudade e reencontro. Presente e passado. E uma história sem fim.

Fonte: Blog de Lédio Carmona