Futebol

Opinião: "Allan, a nova jóia vascaína?"

Existe uma parcela de torcedores, dentre a qual me incluo, que acha que deve sempre se valorizar a base, o que não significa somente colocar garotos de 17 e 18 anos para resolver os problemas de uma equipe. Valorizar a base é dar estrutura para os garotos desenvolverem suas aptidões. Um bom modo de começar é não restringir o cardápio das nossas jovens promessas a arroz com salsicha. Um absurdo. Espero que essa situação já tenha sido resolvida pela diretoria. Mas é preciso, também, colocar a molecada para jogar. E que se escolha o melhor momento, o que varia de jogador para jogador.

Contudo, existe uma outra parcela de torcedores, mais xiitas, eu diria. Para eles o time inteiro devia ser composto por meninos da base, crias da casa. São regidos por uma lógica tão simples quanto errada: “Se é da base, é bom”. Nem tudo que vem da nossa base é bom, assim como nem todo jogador de empresário é ruim. Exemplo: O fraco garoto Matheus, das nossas entranhas, e o aguerrido Ramón, do empresário-chefe do Vasco de hoje.

Tem jogador que, pela falta de experiência e pela carga excessiva de responsabilidade que lhe é atribuída, tem que entrar em situações cômodas. Alguns carecem de tranqüilidade para jogar o que sabem. Mas existem aqueles que nasceram para entrar em fogueiras. As dificuldades servem a esses como combustível, como motivação. É justamente o caso dessa grata surpresa chamada Allan. A desenvoltura, tranqüilidade e personalidade demonstrada por esse jovem promissor saltaram aos olhos dos Vascaínos. Se empatamos e estivemos a um pênalti mal batido da virada, os louros desse resultado devem ser consentidos a esse menino de 17 anos. Allan e sua juventude mudaram os rumos de uma partida em que o Vasco não se encontrava. Há de concordar, caro leitor, que ainda é muito cedo para fazer juízos e atestar que revelamos mais uma jóia. Mas, se a primeira impressão é a que fica, Allan, em 45 minutos, não podia ter dado impressão melhor.

Agradecemos ao nosso leitor João Vitor Carvalho pelo envio da matéria.

Quer enviar a sua também? Acesse o Vc no SV e saiba como fazer!

Fonte: Blog do Almirante