Política

Opinião: "A Eleição do Conselho de Beneméritos e a última música de um Maest

Na manhã dessa 3ª Feira, caso não haja medida alguma judicial de última hora sustando a realização da mesma, através de uma Liminar, deverá ser realizada a Eleição para o Conselho de Beneméritos do Vasco, no triênio 2010-2012.

Há ainda uma possibilidade mais provável, a de uma Liminar sustando o direito ao voto, ou em uma atitude até mais misericordiosa, a da possibilidade dos votos das dezenas de pessoas (em torno de 70) que integram o Conselho de Beneméritos, através de um acesso via procedimento Estaturiamente irregular, ser feito em uma Urna à parte com igual forma de apuração, até que se analise de forma concreta e definitiva o aspecto legal da presença e manutenção dos mesmos, permanecendo a Eleição \"sub judice\" até lá.

Mas a poucas horas desse advento, cujas características já demonstram ser a mais longa e conturbada Eleição, da História do Conselho de Beneméritos do Vasco.

Percebemos, o Ex-Presidente Eurico Miranda cantando vitória, e afirmando aos quatro ventos, para quem quiser ouvir, que ganhará e com larga vantagem, e claro é que ele se fundamenta no apoio dos 70 integrantes desse Conselho, que como foram indicados por ele, e por isso mesmo são denominados \"Beneméritos do Eurico\", dificilmente na opinião do Ex-Presidente, não farão o \"voto de cabresto\" e destinarão o voto ao mesmo.

Ocorre que, em acontecendo isso, e ocorrer a vitória de Eurico Miranda, terá sido a última música simultaneamente do \"Maestro\" que hoje ocupa a VP de Comunicação do Vasco, e terá chegado ao fim, o seu doce sonho de vir a ser Presidente do Vasco após coordenar uma campanha derrotada (ainda mais porque não usou um trunfo que tinha em mãos, e só a vitória devolve parte do prestígio ao mesmo), e por outro lado, será também a última música da \"Orquestra\" dos 70 irregulares, que só teve essa última oportunidade graças a esse mesmo \"Maestro\" que obstou uma atuação mais contundente dos Conselheiros de Situação, e daqui para a frente, enfraquecido não mais terá como impedir o avassalador cumprimento do Estatuto do Vasco, e do Regulamento e Regimento Interno do Conselho de Beneméritos, que culminará com a anulação da indicação dos mesmos, não porque alguma pessoa quer, mas sim, face ao descumprimento Estatutário de não se seguir o previsto no Estatuto para a concessão de tais títulos honoríficos (que vão muito além disso, e tornam-se eleitoreiros, se não forem controladas) e com o igual descumprimento do merecimento em termos de pontuação, a que diz respeito o Regimento Interno do Conselho em questão.

Fora isso, ainda há os que foram elevados a Categoria de \"Grande Benemérito\", sem jamais terem sido \"Beneméritos\", e isso por si só, já gera a nulidade de tais indicações de forma automática.

Dessa forma, percebemos que temos diversos casos, cujo procedimento Estatutário foi desrespeitado e culminando com a desobediência ao contido no Regulamento do Conselho de Beneméritos que trata da questão, e em especial o contido do no Art. 17, que expressamente informa que quando isso ocorre (a falta de legalidade e observância da Lei ali expressa), a concessão é considerada NULA!

Logo, percebemos agora uma DUPLA NULIDADE, ou seja, à luz do Estatuto do Vasco e do Regulamento do Conselho de Beneméritos.

E analisando o que diz o Art. 6 desse mesmo Regulamento, estivéssemos nós (ou qualquer pessoa dotada de bom senso, em níveis médios) no lugar de qualquer um desses que foram indicados de forma irregular, e não tendo alcançado nem 20% da pontuação exigida (150 pontos, conforme a tabela de pontuação, ao fim do texto do Regulamento), de forma imediata, redigiria a minha Carta de Renúncia ao posto, por total imerecimento, afim até de que não parecesse um oportunista ou um \"pirata na Caravela Vascaína\", mas isso obviamente vai do caráter e formação (familiar e educacional) de cada um, só posso falar por mim mesmo.

Em resumo, é uma questão de tempo (diria semanas ou meses, dependendo de quem venha a criar obstáculos) que todos eles sejam afastados, e até já sugerimos que tenham seus casos reavaliados, quanto a pontuação que cada um tem e a seguir os nomes reexaminados pelo Conselho de Beneméritos quanto ao parecer favorável ou não, e de forma inédita a análise pelo Conselho Deliberativo, Órgão que tem concedido pelo Estatuto, o direito e o dever, de indicar ou não, independente do Relatório da Comissão do Conselho de Beneméritos, os mesmos para os cargos honoríficos.

Por outro lado, em caso de uma vitória do Ex-Presidente Eurico Miranda por um placar apertado, e até mesmo com uma eventual derrota da sua candidatura será a vez do \"Maestro\" Eurico Miranda e da sua \"Orquestra\", formada pelos cascateiros e afins, darem adeus a qualquer outro sonho ou possibilidade em relação ao Vasco, visto que terá sido a maior derrota politica de alguém na História do Vasco, em especial de uma candidatura que \"saiu na frente\" com mais de 70 votos a favor (dos seus indicados pessoais) e um universo de 176 votantes (em caso de todos comparecerem, o que já sabemos que não poderá ocorrer), precisando somente de mais 19 votos (com 89 votos, em caso de comparecimento total, uma das Chapas já pode ser considerada como vencedora) para a vitória, ainda assim perder, é porque é mesmo fim de linha.

De toda forma, aguardemos atentos a todos os lances e fatos que hão de acontecer nessa Eleição, que não se surpreendam, será quentíssima e com forte esquema de segurança face as mais do que previsíveis brigas e confusões que hão de acontecer infelizmente, porque São Januário ferverá literalmente na manhã dessa 3ª Feira, aconteça o que acontecer e com quaisquer resultados.

Uma coisa é certa: Quem ganhará é o Vasco!

Isso porque, com qualquer resultado, conforme já explicado acima, sai de cena um \"Maestro\" e uma \"Orquestra\", aguardemos para saber quais serão!

E os mais vitoriosos serão com quaisquer resultados, o Dinamite e Calçada, que terão transformado uma Eleição praticamente perdida, em uma reação que ainda que eventualmente não conduza a uma vitória (que eles acreditam que venha), com certeza será suficiente para um equilíbrio de forças, dentro do Conselho de Beneméritos, que terá os seus contestadores oficiais e não mais se submeterá ao total Domínio de quem quer que seja.

E no final da Apuração, para que tenhamos uma noção exata do prestígio do Ex-Presidente Eurico Miranda para com o Conselho de Beneméritos, igualmente com quaisquer resultados, subtraiamos o número final de votos, dos 70 que ele mesmo indicou, e será esse número expressão da verdade.

E já sabemos que estratégias adotar para com o \"Maestro\" e a \"Orquestra\" que forem as vencedoras, mas isso é assunto para uma outra e futura oportunidade.

Informamos abaixo, os Link\"s de acesso ao Estatuto do Vasco, e as matérias que nos ofertam a possibilidade de um pleno conhecimento quanto ao Conselho de Beneméritos, sua composição e funções;

Estatuto do Vasco:

http://www.crvascodagama.com/home.php?display=CLUBE-1

Regimento do Conselho de Beneméritos:

http://depositfiles.com/pt/files/j0ufq9r9i (para Download)

http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/arquivos/20100118regimentocb.pdf (Acesso Direto)

Regulamento do Conselho de Beneméritos:

http://depositfiles.com/pt/files/zheqghhzl (para Download)

http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/arquivos/20100118regulamentocb.pdf (Acesso Direto)

Resta-nos agora, aguardar e descansar, e sugerimos nós de forma 100% tranquila!!

Esperamos com essas últimas explanações ter dado fim ao caso \"Beneméritos Irregulares\", e que as próximas providências sejam para a análise das irregularidades cometidas (sim, são várias) na concessão e homologação de tais afastamentos, em nome da ORDEM, DECÊNCIA e PUREZA que merece a nossa amada Instituição, chamada C. R. Vasco da Gama e a quem amamos, acima de TUDO e de TODOS!

Saudações Vascaínas!

Atenciosamente,

EQUIPE DO PROGRAMA SÓ DÁ VASCO

Fonte: SÓ DÁ VASCO