Futebol

Opinião: "A busca do pêlo em ovo"

O novo dogma da turma que adora achar pêlo em ovo é que o Vasco não tem time para jogar a Série A. Impressionante. A descoberta do século. Depois do avião, do óculos para míope, da pizza, do desodorante anti-asa e do controle remoto, descobriram que o Vasco não tem um time de primeira. Ohhhhhhhhhhhhhhhhh, que loucura! Fantástico! Sorvo esse raciocínio e, ohhhhhhhhhhhhhhhh, me lembro que o Vasco disputa a Série B. Então, por que a preocupação com a A. O fato de ser o time que mais venceu na B, o segundo que mais fez gols e o primeiro que menos levou, não traz habeas-corpus ao Vasco da parte dos críticos. O veredicto é que o elenco não é de A. E dane-se o que foi feito até agora.

É evidente que o time do Vasco não tem jogado bem. Na vitória de 1 a 0 sobre o Guarani, graças aos 24º gol de Elton na temporada, o time ficou devendo mais uma vez. Confuso, desarticulado e sem inspiração. Tem sido assim. E o Vasco vem ganhando. Já está praticamente classificado. Mas a turma do pêlo em ovo lembra de novo, com ar do ranheta-replito: “Com esse time, vai cair de novo”!.

O Vasco joga a Série B. Fez um time para jogar a Série B. Lutador, pragmático e simples. Todos em São Januário sabem que, para jogar e pensar grande na A, em 2010, será preciso melhorar pelo menos metade desse time. Até uma esfiha do Habibs sabe que o time precisa de um lateral-direito, de dois zagueiros, de dois volantes, de mais um meia e de mais um atacante. Isso tudo já pensando em elenco por completo, não só no time titular.

A expectativa é de ir ao mercado já no fim de outubro, quando o Vasco já deve ter carimbado oficialmente a sua volta. Manter Dorival Junior é a missão número 1. E será o treinador o responsável pela entrega da lista. O Vasco terá um time melhor em 2010. Com cara de A. Mas o de 2009 foi feito para jogar a B. E deu muito certo. Por mais que o exército do pêlo em ovo torça a cara. Faz parte da corrente.

Fonte: Blog de Lédio Carmona