Futebol

Opinão: "Fazendo por merecer a vitória"

\"5079483491_5d5e1367bc\"Às 20:40 recebo uma ligação da minha mulher me chamando de pé-frio. Não entendo nada. Ela explica: “bastou você não ver o jogo que o Vasco está vencendo por 3 a 0!” Entendi menos ainda. Teria errado a hora do jogo? Não podia ser. Alguns minutos depois, outra ligação. “Vasco fez o quarto!“

Não era possível. Liguei de volta e pedi pra minha mulher falar o nome de algum jogador em campo. A primeira coisa que ela diz é “o goleiro não é o Prass“. Me bastou. Saquei logo que era a garotada do Sub-23 detonando a gambazada. Mas foi inevitável pensar: “trocaria facilmente não ter visto o jogo principal por uma vitória como essa“.

Não foi um chocolate como o que os moleques aplicaram, mas o 2 a 0 sobre o time principal do Corinthians foi o bastante. Precisamos de pouco mais de 20 minutos para liquidar a fatura diante de um adversário que em momento algum parecia estar lutando pela conquista do campeonato. O alvinegro paulista até teve mais posse de bola no comecinho da partida, quando o Vasco ainda errava muitos passes e fazia uma marcação muito recuada. Mas isso não demorou muito, foi coisa de cinco minutos, um pouquinho mais. Logo depois, Zé Roberto perdeu um gol feito e fez outro e posição irregular. Mesmo com um a mais no placar, seguimos melhor na partida. O Corinthians só nos via jogar.

Controlávamos a partida sem maiores turbulência, mas ainda assim não finalizamos muito. Irrazábal teve uma chance, mas preferiu centrar a bola ao invés de chutar. No lance seguinte, ampliamos após Felipe dar um passe com maestria para a entrada do Eder Luis, que marcou seu oitavo gol no campeonato. E mesmo com uma desvantagem maior o Timão não atacava. A única chance de perigo do time paulista aconteceu com o Iarley, que recebeu cruzamento mas colocou a bola pra fora dando um golpe de tae-kwon-do na pelota. E antes do intervalo o Zé Roberto ainda poderia ter ampliado após o maestro dar outro passe açucarado. Mas na cara do gol, ele driblou o goleiro, ficou sem ângulo e tocou errado pra trás.

No segundo tempo simplesmente não houve jogo. O Vasco continuou comandando as ações e tentava valorizar a posse de bola. O Corinthians, apático, tentava explorar as subidas do Jucilei pela nossa direita. Nenhum dos dois times teve muito sucesso: o Vasco errava muitos passes e o Timão não parecia afim de correr atrás do prejuízo de dois gols. As substituições feitas pelos dois times não alteraram o panorama. Com isso a partida se arrastou, as chances – que já não eram muitas – sumiram de vez e o Vasco começou a cozinhar o jogo. A tática pode não ser das mais emocionantes, mas é eficiente: os gambás só tiveram mais um lance de perigo – defendido pelo Prass – antes do fim da partda.

Finalmente sabemos a nossa real posição no campeonato. Completos os 29 jogos, estamos numa posição aquém da que mereceríamos estar. O Vasco jogou ontem um segundo tempo como deveria ter jogado contra Avaí, Galo, Botafogo e Grêmio. Estaríamos assim com 49 pontos e perdendo a terceira posição pelo número de vitórias (isso sem falar nos tropeços contra o Inter, Guarani e o empate com o Palmeiras). Infelizmente a tão falada “maturidade” apareceu muito tarde. Que esse jogo seja uma lição para o time e que daqui pra frente consigamos vencer quando fizermos por merecer as vitórias.


As atuações estão na coluna de hoje n’Os 4 Grandes. O link está aqui.
E aí? Já votaram no Blog da Fuzarca hoje? O segundo turno do Top Blog 2010 já começou. Para levar o espaço ao bicampeonato, basta clicar aqui.

Fonte: Blog da Fuzarca - JC Barbosa