Futebol

O Vasco tem boa seqüência de jogos e tudo para ocupar a zona da Libertadores

Após as seis primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, até que o Vasco não fez feio até o momento.

A não ser as duas vitórias, ambas em casa, os dois empates e as duas derrotas aconteceram em situação adversa e com as atenções divididas com a Copa do Brasil. A partir do clássico com o Palmeiras, domingo, o Vasco entrará numa nova seqüência de jogos que poderá levá-lo para o topo da tabela.

Como sempre, São Januário será peça fundamental na ascensão almejada pelos vascaínos. Dos próximos seis jogos no Brasileiro, quatro serão na Colina: contra Palmeiras, Ipatinga, Sport e Goiás. Caso faça o dever de casa, marcará 12 pontos em 18 disputados.

Além disso, pelo menos um empate num dos dois jogos que disputará como visitante, contra Figueirense e Flamengo, será suficiente para que o Vasco chegue a 21 pontos, o que provavelmente o deixará na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.

Depois da confusão no Mineirão, com a polêmica arbitragem de Wilson Souza de Mendonça, e as dificuldades com o gramado do Arruda, os jogadores do Vasco voltam a jogar em casa com certo alívio. A força do time dentro de São Januário foi fundamental para o bom início no Brasileiro do ano passado. Este ano, a idéia é repetir a dose.

– O Vasco é muito forte dentro do seu estádio, com o apoio da torcida.

Sempre foi assim. Temos de buscar a vitória de qualquer forma quando atuamos em São Januário – costuma dizer o técnico Antônio Lopes.

É bem verdade que para o Gigante da Colina estar entre os quatro primeiros do Brasileiro na 12arodada ele terá de torcer contra o desempenho dos que estão à sua frente. Desde o início da disputa no formato de pontos corridos, em três anos (2003, 2004 e 2007) o ultimo colocado da zona da Libertadores tinha 21 pontos ou menos após 12 partidas.

Em 2005 e 2006, a disputa nas primeiras colocações foi mais acirrada.

Nada que seja capaz de desanimar.

As chances do time este ano são grandes. Além disso, a presença do Vasco entre os quatro primeiros daqui a seis jogos seria um recorde pessoal. O presidente interino Eurico Miranda, que reclamou da série de cinco partidas do Flamengo no Maracanã, terá agora a chance de ver o Vasco pontuar em casa.

O aproveitamento do Vasco no Brasileiro é de 44,4%. O rendimento pode subir para 58,3% daqui a seis jogos

Se nós vencermos todos os jogos em casa e tentarmos uma vitória e um empate fora a cada três, quatro jogos, vamos brilhar
Tiago, goleiro do Vasco

4 partidas O Vasco fará em casa nas próximas seis rodadas.

13 pontos O Vasco fará caso vença os jogos em casa e consiga pelo menos um empate fora.

2º lugar O Vasco ocuparia, com 21 pontos, na 12ª rodada do Brasileiro do ano passado.

Fonte: Lance