Futebol

O que muda no Vasco com a chegada de Hinestroza

O Vasco anunciou recentemente que chegou a um acordo pela compra da jóia Marino Hinestroza, atravessando a negociação do Boca Júniors pelo atleta. A tendência, no entanto, é de que não demore para que gigantes europeus comecem a investir para tirá-lo da Colina 

Aos 23 anos, Hinestroza desembarcou na madrugada do último domingo (15), no Rio de Janeiro para acertar com o cruzmaltino. O BTB Sports esteve presente na chegada do atacante e captou as primeiras palavras dele em solo brasileiro:

Negociação rápida e ligação foram cruciais no acerto

Um dos pontos exaltados pela jóia colombiana para acertar com o Vasco foi a presença de amigos na equipe, como é o caso de Rojas. De acordo com Marino, o colombiano, que também chegou nesta janela, deu boas referências do clube e da estrutura, aumentando a animação de vir para o Brasil.

Além disso, Fernando Diniz também teve participação no convencimento do jovem, já que fez contato diretamente com o jogador. Esse trabalho do técnico tem sido recorrente, uma vez que Brenner, Rojas e Saldivia também receberam ligações do comandante no período das negociações.

Outro ponto muito importante na contratação foi a rapidez nas tratativas com o Atlético Nacional e com os empresários do jogador. A proposta do cruzmaltino foi de US$ 5 milhões (cerca de R$ 30 milhões atualmente), por 80% do passe do atleta, como informa o “GE” (veja aqui).

Hinestroza projetou futuro com a camisa do Vasco

Antes de embarcar para o Rio, Hinestroza deu entrevista a uma emissora local, onde falou sobre toda a negociação que culminou na vinda ao Brasil. Em determinado trecho, o colombiano mencionou que estava “firme” com o Boca, mas o Vasco entrou na jogada e mudou o cenário rapidamente.

Sim, eu sempre estive firme na proposta do Boca, em ir para o Boca, aí chegou o Vasco, já não dependia mais de mim. Eles conversaram entre si e tomaram a decisão. Esperei com paciência junto da minha família, porque já estávamos preocupados com a situação, pois eu estava há muitos dias sem treinar. No final, chegou-se a um acordo com o Vasco e estou muito feliz por esse passo na minha carreira, afirmou.

Além disso, na chegada, ele se disse empolgado para vestir a camisa deste gigante brasileiro e trabalhar com Fernando Diniz. Em ligação, o treinador declarou que quer tirar o máximo do atacante no Vasco.

Sei que estou chegando a um time muito grande. Venho do maior da Colômbia e sei o que é vestir uma camisa pesada. Serei a mesma pessoa que fui lá. Posso melhorar e vou melhorar com o Diniz. Ele me disse que faria de tudo para conseguir meu nível máximo. Estou muito confiante e vou me divertir muito no Vasco, disse.

Comparação com Vinícius Júnior

A contratação de Hinestroza empolga a torcida vascaína, afinal, o clube está trazendo um dos melhores jogadores colombianos para reforçar o ataque. Para os colombianos, no entanto, ele logo estará na Europa e chega muito pronto ao Vasco da Gama.

Em nosso vídeo do desembarque (veja acima), um torcedor compatriota do atleta chegou a fazer uma comparação com o astro do Real Madrid, Vinícius Júnior, que surgiu no Flamengo. Para o colombiano, Hinestroza lembra muito o camisa 7 da equipe merengue e da Seleção Brasileira no que diz respeito ao trato com a bola.

Estatísticas do atleta:

O atacante somou, em 2025, 56 jogos, com sete gols e nove assistências no período, além de vencer o campeonato colombiano e a copa do país. Seus pontos fortes, no entanto, são os dribles e velocidade, além de um refino com a bola no pé, que o destacam.

Nas mãos de Fernando Diniz, a tendência é de que ele seja ainda mais importante para ditar o ritmo de ataque do Vasco ao lado de Gómez. Além disso, é uma opção para quando o estilo cadenciado de Nuno não favorecer o jogo.

Carreira de Hinestroza até chegar ao Vasco:

Pouca gente sabe, mas essa não é a primeira vez que Hinestroza atua por uma equipe brasileira, já que tem passagem pelo Palmeiras. Na ocasião, no entanto, veio para as categorias de base do Verdão, sem conseguir se firmar na equipe paulista.

Em seguida, seguiu para o futebol mexicano, onde defendeu o Pachuca, mas também não conseguiu alcançar seu bom futebol e não permaneceu. De lá, ele atuou pelo Columbus Crew, que atualmente disputa a MLS, dos Estados Unidos.

Foi em 2024, com 21 anos, que a carreira da jóia colombiana virou a chave e começou a crescer dentro de campo. Defendendo o Atletico Nacional, seu último clube, Marino desempenhou sua melhor versão até o momento, atraindo a atenção de diversos clubes.

Agora, no Vasco, sob comando de Diniz, a torcida espera ele chegue ao auge, afinal, o treinador potencializa os jovens, como fez com Rayan. Na minha análise, a chegada de Hinestroza é um excelente movimento do cruzmaltino para diminuir o prejuízo da saída do camisa 77, como já havia feito com Andrés Gomez. Se dará certo, só o tempo dirá, mas é uma contratação com enorme potencial de revenda se bem trabalhada.

Fonte: BTB Sports