O primeiro desafio longe de casa
Fortaleza - Contra o Ceará, neste sábado, às 16h10, no estádio Castelão, o Vasco fará sua primeira partida longe de São Januário na Série B do Campeonato Brasileiro 2009. Depois da vitória contra o Brasiliense, por 1 a 0, em casa, os comandados de Dorival Júnior terão a missão de triunfar no Nordeste, onde o Vasco já jogou três vezes nesta temporada, todas pela Copa do Brasil.
Em oitavo lugar na tabela, devido aos critérios de desempate como gols a favor e saldo, o clube da Colina - sem Carlos Alberto, poupado, e Rodrigo Pimpão, com dores no joelho direito - terá que se virar para encontrar substitutos para não sair do ritmo neste que será seu primeiro jogo de sua história longe de casa na Segunda Divisão.
E como aliado, o Vasco poderá ter, pelo incrível que pareça, o apoio da torcida. Embora o duelo seja em terras cearenses, os cruzmaltinos possuem muitos torcedores na região, e a expectativa é que o público seja de aproximadamente 50 mil pagantes.
Retrospecto
E se depender do histórico desse confronto, os vascaínos já podem se animar. De um total de 15 jogos, o time da Cruz-de-Malta venceu oito, empatou quatro e perdeu apenas uma. Além do mais, esta única vitória cearense foi em um amistoso. Já os êxitos cruzmaltinos foram conquistados duas vezes na Copa do Brasil de 1993, e em mais três oportunidades no Campeonato Brasileiro dos anos de 1974, 79 e 87.
Ceará
Para enfrentar o Vasco, o técnico Zé Teodoro mandará a campo uma equipe um pouco diferente daquela que estreou empatando em 2 a 2 com o Juventude, em Caxias do Sul-RS. No gol, Marcelo Bonan entra na vaga do lesionado Adilson. Já a mudança na lateral direita não é de ordem médica pois será opção do próprio treinador colocar Arlindo Maracanã na vaga de Boiadeiro. Outra mudança é a entrada do meia Esley, que já está recuperado. Ele entra no lugar de Maracanã, que estava improvisado no meio. Durante os treinamentos da semana, Zé Teodoro explorou bastante fundamentos como cruzamentos de bola rolando e parada, além situações de contra-ataque.
Ceará x Vasco
Ceará: Marcelo Bonan, Arlindo Maracanã, Fabrício, Erivélton e Fábio Vidal; Michel, João Marcos, Ésley e Geraldo; Preto e Wellington Amorim
Técnico: Zé Teodoro
Vasco : Tiago, Paulo Sérgio, Vílson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Alex Teixeira; Magno (Alan Kardec) e Élton
Técnico: Dorival Júnior.
Local: Castelão, Fortaleza-CE
Horário:16h
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Mais lidas
- 0 Pezzolano é um dos nomes que estão na mesa do Vasco, revela Roger Flores TOP
- 0 Pezzolano, especulado no Vasco, está com o cargo no Valladolid em perigo
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final
- 0 Vasco vai abrir mão de alguns jogadores para 2025
- 0 Emanuelle Ribeiro fala sobre a busca do Vasco por novo técnico