Futebol

O motivo de Vasco x Fluminense não ser transmitido na TV aberta

O torcedor carioca certamente está estranhando não ter na TV aberta o clássico Vasco x Fluminense que vale uma das vagas na final da Copa do Brasil de 2025, nem na ida e nem na volta. O primeiro jogo será realizado nesta quinta-feira (11), às 20h (horário de Brasília), e a volta será no domingo (14), às 20h30. 

Mas a TV Globo exibe apenas os duelos entre Corinthians e Cruzeiro para todo o Brasil. Por que isso acontece? A gente explica agora.

Vasco x Fluminense fora da Globo Rio

De acordo com a apuração da Trivela, o contrato de sublicenciamento dos direitos de transmissão da Copa do Brasil com a Amazon, válido para o ciclo de 2023 e 2026 após uma experiência inicial em 2022, garante exclusividade de uma das semifinais aos canais e plataformas pagas. 

Embora o Prime Video, serviço de streaming da Amazon, tenha por contrato direito a 40 jogos totalmente exclusivos da Copa do Brasil por ano até as quartas de final, as semifinais fazem parte dessa regra diferente dentro dos 14 outros duelos compartilhados com os canais da Globo. 

A questão é que na semifinal o sportv, Premiere e a Amazon ficam com um dos lados da chave só para eles. O estranhamento carioca desta semana é o mesmo que já foi vivido pelos paulistas em 2023, quando São Paulo e Corinthians fizeram uma das semifinais e ficaram exclusivos dos canais pagos e streaming, enquanto a TV Globo exibiu Flamengo x Grêmio na ida e na volta para todo o país. 

No ano passado, pouca gente achou estranho porque a Globo teve Flamengo x Corinthians em TV aberta na semifinal, um jogo que faz bastante sentido de ser exibido para todo o país, sendo as duas maiores torcidas do Brasil. Atlético-MG x Vasco, na ocasião, ficou com ida e volta no sportv, Premiere e Amazon.

Novidade no mundo das transmissões em 2025, a GE TV não altera nada nesse cenário.

Como canal aberto na internet, exibe apenas os mesmos jogos da TV Globo e vai acompanhar a emissora “mãe” na semifinal entre Corinthians e Cruzeiro até domingo. 

A Copa do Brasil teve seus direitos de transmissão vendidos pela CBF à Globo em 2022 para o ciclo de 2023-2026. Em seguida, a Globo renovou o acordo com a Amazon para o sublicenciamento com 40 jogos exclusivos e outros 14 compartilhados. O acordo ainda tem mais uma temporada. 

A cada ano, Amazon e Globo se alternam nas escolhas. Foi assim que o Prime Video chegou a ter exclusividades em fases anteriores como São Paulo x Palmeiras, em 2023, e Flamengo x Palmeiras, em 2024.

As finais da Copa do Brasil serão disputadas na próxima semana, e aí todos os detentores podem transmitir ida e volta, ou seja, TV Globo, sportv, Premiere e Amazon Prime Video.

Fonte: Trivela