Mercado

O motivo da multa de Nuno Moreira ser considerada relativamente 'baixa'

Com acordo selado na noite de quarta-feira, Nuno Moreira será mais um reforço do Vasco para a temporada 2025. A diretoria vascaína fechou a compra do jogador português por 3,5 milhões de euros (quase R$ 20 milhões), que é o valor da multa rescisória determinada no contrato com o Casa Pia.

Nuno tem vínculo com o time português até junho de 2026. Mas por que a sua multa contratual é relativamente baixa?

No futebol, as multas rescisórias normalmente são muito altas com o objetivo de proteger o detentor dos direitos econômicos e impedir que outra equipe contrate o jogador contra a vontade do clube. As negociações para uma transferência na maioria das vezes se dão por um valor menor que a multa.

Nuno Moreira foi contratado pelo Casa Pia em janeiro de 2024 depois de se destacar no Vizela. O contrato determinava que o valor da sua multa rescisória seria reduzido depois do primeiro ano - a partir de janeiro de 2025, portanto.

O novo valor seria calculado em cima do que Nuno ainda tinha para receber nos 18 meses restantes de vínculo. O salário do jogador português não era considerado alto, ao menos não para os padrões dos principais clubes da Série A do Brasileirão.

Ainda assim, o Vasco precisou sentar na mesa para negociar com o Casa Pia porque apresentou proposta para pagar a multa em parcelas. O clube português precisou dar o "ok" para a forma de pagamento.

Nuno Moreira é o sétimo reforço contratado pelo Vasco nesta janela de transferências. Já chegaram Daniel Fuzato, Lucas Freitas, Lucas Oliveira, Maurício Lemos e Tchê Tchê. Além deles, o argentino Benjamín Garré chega ao Brasil na noite desta quinta-feira para assinar contrato.

Fonte: ge