O 'grande problema' de Jean Meneses, segundo jornalista chileno
O Vasco está perto de um novo reforço para a sequência da temporada. O Cruz-Maltino tem negociações avançadas pelo atacante Jean Meneses, que defende o Toluca, do México. O jogador de 31 anos deve desembarcar no Rio de Janeiro ainda nesta semana.
A Fox Sports México noticiou a negociação inicialmente. O Vasco vai pagar US$ 1,5 milhão (R$ 8,1 milhões, na cotação atual) pela contratação de Jean Meneses, que vai assinar um contrato de dois anos com o clube.
O Vasco já se acertou com o Toluca e detalhes burocráticos separam a conclusão do negócio. O jogador, no entanto, só será anunciado após chegar ao Brasil e passar por exames médicos.
Posição era prioridade do Vasco nesta janela
Jean Meneses atua preferencialmente como ponta-esquerda. Esta era uma das prioridades do Vasco nesta janela de contratações do meio de temporada. A diretoria da SAF, comandada por Pedrinho, entende que o time precisa de mais força pelo lado esquerdo do ataque. Atualmente, David é quem costuma atuar na posição.
O atacante chileno, além de atuar pelo lado esquerdo, também já jogou pela direita. No Vasco, além de David, o técnico Rafael Paiva ainda conta com Adson, Rossi e Erick Marcus como opções para as pontas.
Como joga Jean Meneses, alvo do Vasco
Mas Jean Meneses seria o nome ideia para a ponta-esquerda do Vasco? Para entender mais sobre o pouco conhecido atacante, a Trivela conversou com jornalista chileno José Tomás Fernández Pumarino, do jornal AS, do Chile, e que trabalha no Rio de Janeiro e também acompanha o futebol brasileiro.
— Jean Meneses é um extremo, que pode jogar pelos dois lados. Não é o mais rápido, mas nas ligas em que ele jogou, conseguiu fazer a diferença no último quarto do campo — afirmou José Tomás Fernández à Trivela.
Para o jornalista, no entanto, Jean Meneses é um atacante que depende muito do restante do time e tem pouca qualidade individual.
— O grande problema é que ele é um jogador que não brilha individualmente. Ele precisa de que o time funcione coletivamente. Futebolisticamente ele vai jogar bem se o time jogar bem. Se o Vasco jogar mal, dificilmente o Meneses poderá se destacar por si só — disse o jornalista.
Vasco será o maior desafio de Jean Meneses
Outro ponto levantado pelo jornalista chileno está relacionado à carreira de Jean Meneses. Apesar dos 31 anos, ele só teve experiências em clubes de menor expressão do Chile e do México, sem o mesmo nível de cobrança do Vasco.
— Ele nunca esteve em um time grande. San Luis, Universidad Concepción, León e Toluca. Nenhum dos times mencionados têm a pressão de São Januário. Acho que também poderia afetar que na Liga MX não existe o rebaixamento e, por isso, competitivamente não existe essa pressão — afirmou José Tomás Fernández.
— No Vasco, por exemplo, tem alguns momentos ruins onde a torcida não perdoa e começa a vaiar. Eu não sei como Meneses pode reagir a isso — finalizou o jornalista chileno.
Números de Jean Meneses pelo Toluca
Jogos: 89
Gols: 15
Assistências: 17
Fonte: Trivela