Futebol

O fundo do poço dos grandes clubes é logo ali

A uma rodada da última fase da Taça Rio, que classificará quatro clubes para a semifinal, é desoladora a situação de Flamengo, Fluminense e Vasco. O Botafogo, campeão da Taça Guanabara mas sem chances de ganhar o segundo turno, assiste de cadeira à briga das equipes para enfrentá-lo na decisão, Madureira (10 pontos ganhos), Americano (8), América (8), Volta Redonda (7) e Cabofriense (5) fazem a festa dos pequenos.

Nos pontos corridos, então, é uma surra a dos pequenos. Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo estão à frente só da quase rebaixada Portuguesa. Ficam atrás de Americano, América, Volta Redonda, Cabofriense, Friburguense, Madureira e Nova Iguaçu. Segundo as contas do matemático Tristão Garcia, o Madureira é o que tem mais chances de ir para as semifinais (92%), seguido de Americano (78%), Cabofriense (71%), América (39%) e Volta Redonda (38%)

A missão dos grandes clubes para sair do fundo do poço é bem complicada, ainda mais que, antes da rodada de domingo, Cabofriense e Vasco, com um jogo a menos adiado por causa da folia do carnaval em Cabo Frio, se enfrentam amanhã na Região dos Lagos. O resultado do jogo é importante para o Flamengo.

Uma vitória do Cabofriense, em terceiro lugar no Grupo A, com cinco pontos ganhos, deixa o time da Região dos Lagos na liderança, até agora do Americano, com oito pontos e saldo zerado de gols - o Cabofriense tem um. O Flamengo (até agora com 30% de chances de classificação), no caso, cairia para terceiro lugar, com seis pontos, e precisaria derrotar o Vasco no domingo e torcer por tropeços de Americano e do Cabofriense. Ou seja, o Flamengo amanhã terá de torcer para o maior rival, o Vasco, derrotar o Cabofriense.

Em quinto lugar no Grupo B, com seis pontos ganhos, o Vasco (com 16% de chances para se classificar, segundo Tristão) precisa desesperadamente vencer o Cabofriense amanhã para depender de si na última rodada. Ultrapassaria Friburguense e Volta Redonda (ambos com sete pontos) e tiraria a vice-liderança do América, que tem oito. Entraria no clássico de domingo com pouco mais de folga.

A pior situação, na matemática de Tristão Garcia, é a do Fluminense, que demitiu outro treinador e está em quarto lugar no Grupo A, com cinco pontos ganhos. Enfrenta o Volta Redonda domingo, na Cidade do Aço, precisa vencer e ainda torcer por tropeços de Flamengo e Cabofriense, que selará seu destino contra o Madureira, em casa.

O América, que foi grande e anda há muitos anos com cara de pequeno, faz boa campanha e terá compromisso em seu estádio contra o Nova Iguaçu, sem chances na Taça Rio. Com oito pontos ganhos, é vice-líder no Grupo B mas tem no retrovisor Volta Redonda e Friburguense (7 cada). Ainda pode ver o Vasco passar à frente amanhã. Até domingo, o Campeonato Carioca, fraco tecnicamente, terá pelo menos muita emoção. Afinal, se o topo da tabela não está longe, o fundo do poço é logo ali.

Fonte: JB Online