Futebol

O balanço da última rodada da Série B de 2022

O encerramento da Série B do Brasileiro, neste domingo, marcou os acessos de Vasco e Bahia e também o rebaixamento do CSA.

Eram duas vagas em aberto no G-4 e uma na degola. Os jogos que tinham algo em disputa aconteceram às 18h30. 

As atenções estava voltadas para o Novelli Júnior, em Itu, onde Ituano e Vasco fizeram um duelo direto para subir. O Ituano precisava da vitória, enquanto o Vasco jogava pelo empate.

Um gol de pênalti de Nenê, aos cinco minutos do primeiro tempo, e a expulsão de um jogador do Ituano no lance, deixaram o cenário favorável aos cariocas.

Os paulistas pressionaram, principalmente no segundo tempo, mas o goleiro Thiago Rodrigues, com grandes defesas, garantiu o resultado. A vitória por 1 a 0 levou o Vasco aos 52 pontos, em quarto lugar.

O Bahia também fechou com 52 pontos e ficou em terceiro (vantagem no saldo de gols: 14 a 12) ao bater o CRB por 2 a 1 em Maceió. Apenas uma combinação improvável tirava a vaga dos tricolores, mas Daniel e Lucas Mugni trataram de garantir o acesso sem depender de mais ninguém.

Bahia e Vasco se juntam ao campeão Cruzeiro e ao vice-líder Grêmio como os quatro novos integrantes da elite nacional em 2023.

Veja os resultados da última rodada da Série B:

Grêmio 3 x 0 Brusque (quinta-feira)

Náutico 0 x 1 Ponte Preta (sexta-feira)

Criciúma 2 x 0 Tombense (sábado)

Sampaio Corrêa 2 x 1 Londrina (sábado)

Guarani 1 x 0 Chapecoense (domingo, 16h)

CRB 1 x 2 Bahia (domingo, 18h30)

Ituano 0 x 1 Vasco (domingo, 18h30)

Operário 0 x 3 Novorizontino (domingo, 18h30)

Cruzeiro 1 x 2 CSA (domingo, 18h30)

Vila Nova 0 x 0 Sport (domingo, 18h30)


As principais emoções ficaram por conta da luta contra o rebaixamento. O Novorizontino abriu a rodada final na degola e precisava vencer o já rebaixado Operário e ainda torcer para o CSA não ganhar do Cruzeiro.

Fez a sua parte com tranquilidade, ganhou por 3 a 0 e esperou até os minutos finais do duelo no Mineirão para respirar aliviado. O CSA saiu na frente, tomou o empate e marcou aos 39 minutos do segundo tempo.

O placar parcial de 2 a 1 evitava a queda dos alagoanos, mas o Cruzeiro empatou aos 43 minutos. Já era suficiente para o cenário mudar, e o Novorizontino escapar. A Raposa ainda virou, aos 45, e decretou o rebaixamento azulino para a Série C, ao lado de Náutico, Brusque e também Operário-PR.

Fonte: ge