O aproveitamento dos clubes do Brasileirão antes e durante a Copa América
Vale lembrar que os cinco times que não sofreram com desfalques devido à competição continental foram Atlético-GO, Cuiabá, Juventude, Vasco e Vitória — destes, apenas o time gaúcho foi mal no período da Copa América. Ao todo, 32 jogadores que atuam na Série A disputaram o torneio nos Estados Unidos.
Nos números frios de aproveitamento, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, Fortaleza, Vasco, Criciúma, Corinthians, Atlético-GO, Cuiabá e Vitória melhoraram em relação aos sete primeiros jogos do Brasileirão, que antecederam a Copa América. Por outro lado, Flamengo, Bahia, São Paulo, Athletico, Bragantino, Internacional, Atlético-MG, Juventude, Grêmio e Fluminense tiveram um desempenho pior.
Apesar de ter tido três titulares convocados para a Copa América, o Palmeiras foi o time que teve maior aproveitamento no Brasileirão, entre as rodadas 8 e 16. Ao todo, o alviverde ganhou sete partidas, empatou uma e perdeu uma, com um aproveitamento de 81%. O Botafogo, que perdeu Savarino no período, aparece logo na sequência, com 74% — foram 6 vitórias, dois empates e uma derrota.
O empate com o Cuiabá e a derrota para o Fortaleza, ambas em casa, fizeram com que o aproveitamento do Flamengo durante a Copa América piorasse em relação as sete primeiras rodadas. Mas não tanto. No dia 13 de junho, o time rubro-negro tinha 66% de aproveitamento e hoje, um mês depois, possui 62,9%. Considerando os desfalques, a equipe se saiu bem e se manteve na briga pelo título.
Do outro lado da tabela, o Fluminense, que perdeu o colombiano Jhon Arias, foi quem teve o pior aproveitamento durante a Copa América. Com dois empates e sete derrotas, o tricolor somou apenas dois pontos e teve um aproveitamento de apenas 7,4% no período.
Cuiabá, Vitória e Vasco tiveram um aumento de aproveitamento significativo durante o mês de Copa América. O time mato-grossense pulou de 19% para 41,6%, enquanto o Leão passou de 9,5% para 48,1%. Já a equipe cruz-maltina, que demitiu Álvaro Pacheco e deixou o interino Rafael Paiva comandar a equipe no período, saltou de 28,5% para 51,8%.
Fonte: Agência O GloboMais lidas
- 0 Situação de Galdames pode ganhar outro rumo TOP
- 0 O 'plano A' de Pedrinho durante a reforma de São Januário TOP
- 0 Nicola: Magnata grego quer comprar um time no Brasil e Vasco vira opção TOP
- 1 Vasco recebe sondagens e conversa com outras marcas TOP
- 2 Pedrinho e Textor 'inflamaram' ainda mais o clássico TOP
- 0 Quem não vai para o jogo e pendurados de Botafogo x Vasco TOP
- 0 Rival: Torcedores do Bahia protestam após derrota para o Vasco; fotos TOP
- 0 Kappa planeja fazer um novo aditivo para manter a parceria até o fim de 2025 TOP
- 0 Possível interessado na SAF do Vasco já gastou € 433 milhões em reforços TOP
- 0 É hoje! Vasco tem clássico importante contra o Botafogo; todos os detalhes TOP