Futebol

Nutricionista fala sobre trabalho realizado dentro do Vasco

Na noite da última quinta-feira (25/01), a nutricionista do Vasco, Mildre Souza, participou do programa \"Musas da Colina/Só dá Vasco\". Na oportunidade, a profissional comentou um pouco sobre o trabalho realizado pelo departamento de nutrição.

Confira trechos da entrevista de Mildre Souza, nutricionista do Vasco:

Trabalho dentro do Vasco

\"Sou um pouquinho conhecida por alguns jogadores. Tem atleta que começou comigo no mirim e hoje está no profissional. Como a gente já trabalha com eles faz bastante tempo, a gente vai mostrando a necessidade e a importância. Quando eles chegam ao profissional nem precisa falar muito, pois ela já conhecem a importância do trabalho. É uma área que está muito conhecida entre as pessoas. Os atletas hoje já sabem a importância de uma boa alimentação. O trabalho está ficando mais fácil e mais díficil. Quando todo mundo compreende a importância do trabalho, todos cobram e acabam exigindo mais de você. Eles já vem conversar de igual para igual, eles já tem muita informação...Fica mais exigente, mas abre mais um dialógo, o que ajuda no desenvolvimento do trabalho do dia a dia\".

Convencer o atletas sobre a importância do trabalho

\"Todos os clubes de Série A possuem profissionais da área de nutrição. Quando o atleta vem de outro Estado, ele já vem com muita informação. O futebol de modo geral cria uma rotina de alimentação e isso não muda muito de um Estado para o outro. Muitas vezes existe hábitos alimentares diferentes. No Nordeste é mais comum servir comidas típicas, aqui no Sudeste serve outro tipo de alimento. O feijão é um bom exemplo. Aqui a gente come feijão preto, no Sul também, mas em São Paulo já é um feijão mais marrom e por aí vai. O atleta se adapta muito e tem uma ciência que explica a diferença dessas qualidades de comida. Essa rotina já ajuda muito a gente, pois eles sabem do horário e da importância. O atleta sabe que se tiver uma alimentação adequada conseguirá se manter num bom nível durante muito tempo. Esse trabalho ajuda muito na recuperação depois de um jogo, de uma competição. A recuperação muscular se torna mais rápida. Quando mais ele estiver acima do peso, mais díficil será para ele alcançar o seu melhor rendimento\".

Metodologia de trabalho

\"A gente trabalho com alguma palestra, mas como existem palestras de outros profissionais, prefiro trabalhar com eles de outra forma. O trabalho individualizado é sempre mais valorizado. Esse trabalho fica mais fácil dessa forma porque dá para gente mostrar individualmente o que cada um precisa. Eu mostro tudo para eles, explico e mostro os alimentos que eles não conhecem. Gosto de fazer todo esse trabalho\".

Trabalho na pré-temporada

\"Na pré-temporada tivemos uma novidade. Nós fomos para um centro de treinamento que era novo, a gente praticamente inaugurou. Tem uma estrutura incrível. Nós tivemos a oportunidade de levar a nossa equipe de São Januário e os atletas vibraram com isso. Os nossos funcionários já são muito antigos no clube, muito conhecidos e queridos por nossos atletas. Eles ficaram felizes e nós levamos nossa equipe. Fizemos todo o trabalho de alimentação. Nosso cantinho da refeição era sempre um cantinho muito agradável. Ele se sentiam acolhidos e ficavam lá até mesmo depois do almoço batendo papo. Foi um trabalho montado em cima da carga de treinamentos e da necessidade individual de cada atleta. Avaliamos cada atleta de maneira individual\".

Fonte: Só dá Vasco/ SuperVasco