Futebol

Números mostram que empate demais não dá futuro no Brasileirão

O ditado diz: de grão em grão, a galinha enche o papo. Mas pelo número de empates que o Vasco vem acumulando no Campeonato Brasileiro, o que pode acontecer é o grão fazer o time engasgar no final da competição. Com uma seqüência de cinco empates seguidos, o Vasco já tem dez, segundo time que mais empatou no Brasileirão-06 (Fortaleza tem 11).

Apesar de o time estar há oito jogos invicto na competição nacional, a perda dos dois pontos por partida não é um bom negócio para a equipe do técnico Renato Gaúcho. A história dos Brasileiros por pontos corridos mostra que as equipes que mais empataram nas últimas edições não conseguiram ir para a Libertadores do ano seguinte, principal objetivo do Vasco neste Campeonato Brasileiro.

Em 2003, o próprio Vasco foi a equipe com o maior número de empates: 15. Considerando que naquele ano eram 26 clubes, os vascaínos ficaram na 17o colocação.

Já em 2004, foi a vez de o Coritiba chegar à marca dos 17 empates, ficando em 12o (entre 24 clubes).

No ano passado, o Flamengo empatou 13 vezes e terminou em 15o (entre 22), fora da Sul-Americana.

Se o Vasco repetir o aproveitamento de dez empates em 25 jogos (40%) nas próximas rodadas, a previsão matemática é que o time some mais cinco igualdades, terminando o Brasileiro com 15. Com isso, igualaria a sua pior marca nos tempos de pontos corridos, estabelecida em 2003, o que lhe rendeu a 17o- posição. Já em 2004 foram 12 empates, terminando em 16o. Ano passado, foram 11, em 12o- lugar.

Se os números mostram que o Vasco precisa parar de empatar no Brasileirão, os jogadores cruzmaltinos não dão muita importância para esse fato. Segundo o goleiro Cássio, a competição é muito equilibrada e o importante é o time somar pontos em todas as rodadas.

- Estamos invictos e, ao mesmo tempo, sem vencer há algum tempo. É uma situação diferente, mas que não nos deixa em alerta. Vivemos uma fase na competição que pode mudar a qualquer instante.

Perdemos pontos em casa, isso chateia. Mas ao mesmo tempo estamos fazendo boa campanha fora, e isso acaba compensando. No final, vamos conseguir a vaga para a Libertadores, é o que todos querem garantiu Cássio.

Fonte: Lance