Futebol

Números de anos anteriores são desanimadores para quem empata em excesso

A euforia da torcida vascaína por conta da invencibilidade do time no Campeonato Brasileiro pós-Copa do Mundo tem sido substituída pela desconfiança e pelas críticas.

O discurso dos jogadores e até do próprio técnico Paulo César Gusmão, que outrora já foi de título, hoje em dia, no máximo, é de uma vaga no G4. E olhe lá. O “vilão” responsável por essa mudança repentina é o número de empates nos últimos jogos. Afinal, o Vasco não tem perdido, mas também não tem vencido, nem mesmo em casa.

Ao lado do Palmeiras, Vasco é o time que mais empatou na competição: 11 vezes, seis somente nos últimos sete jogos. Se comparado a Campeonatos Brasileiros anteriores, é bom PC Gusmão ligar o sinal de alerta se quiser levar o time a ficar na parte de cima da tabela, pois, de um ponto em um ponto, nenhum clube foi muito longe (ver quadro na página).

Após o jogo contra o Avaí, o treinador se mostrou bastante incomodado com a situação. Ele foi um dos principais alvos da ira da torcida vascaína por mais um empate.

– Eu gosto sempre de jogar ao lado do meu torcedor. A cobrança é normal, pois a torcida está acostumada a ver o time vencer e, agora, não está vendo – destacou o treinador.

Autor de um dos gols da última vitória do time, contra o Ceará, por 2 a 0, no Castelão, Fellipe Bastos utiliza umafrase já batida, mas que mostra bem o sentimento do time.

– É o que eu sempre falo: com o empate não se ganha um ponto, mas perdem-se dois – disse Fellipe, que espera que uma vitória no Beira-Rio marque uma mudança de rumo – Uma vitória, fora de casa, contra o campeão da Libertadores vai nos dar motivação suficiente para o clássico contra o Botafogo.

\"Quadro

\"Uma vitória em três jogos seria melhor\"

Tristão Garcia, matemático

Não é novidade, mas a melhor combinação de resultados para um time que soma três pontos em três jogos, seria vencer um jogo e perder as outras duas. Émelhor do que empatar três jogos em sequência.

Tudo por conta do critério de desempate que privilegia o número de vitórias que cada time obtém ao longo da competição.

Neste ano, acredito que com 46 pontos o time deverá se livrar do rebaixamento, assim como no ano passado.

Também acredito que o time que somar 46 pontos com quatro rodadas de antecedência ao fim da competição será candidato forte para conquistar uma das vagas na Copa Sul-Americana.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance