Mercado

Novo reforço foi unanimidade entre diretoria, comissão técnica e a 777

Léo Jardim foi anunciado como décimo reforço do Vasco para a temporada 2023 e chega após um interesse que começou em novembro do ano passado. O desfecho positivo aconteceu no início desta semana, mas a primeira consulta pelo goleiro foi há mais de dois meses.

No meio do caminho, o Vasco fechou com Ivan, outro reforço para a posição que dará boa dor de cabeça ao técnico Mauricio Barbieri. Afinal, há muitos anos o clube não tem dois goleiros com status de titular no elenco.

- O Ivan foi muito bem (nos dois primeiros jogos), e a chegada do Léo Jardim já estava em conversa programada. É uma dor de cabeça ótima - afirmou Barbieri.

As negociações com Ivan e Léo Jardim aconteceram paralelamente e mostram que o movimento do Vasco para contar com dois goleiros de bom nível foi proposital. A primeira informação sobre negociação entre Vasco e Ivan surgiu na última semana de dezembro. Àquela altura as conversas com Léo Jardim ganhavam força.

Em um primeiro momento, o clube avaliou a possibilidade de comprar Ivan junto ao Corinthians. O goleiro estava emprestado ao Zenit e acabou vindo por empréstimo também para o Rio de Janeiro. O que acabou abrindo caminho para o Vasco acertar a compra de Léo Jardim, já que o Lille, clube francês ao qual o jogador pertencia, só aceitava a negociação definitiva.

Depois do contato inicial em novembro, o diretor esportivo Paulo Bracks e o empresário do atleta, Rogério Braun, voltaram a conversar na última semana de 2022. Como Léo Jardim virou reserva no Lille, o projeto do Vasco interessou bastante ao jogador.

No início do ano, o Vasco decidiu fazer uma proposta por Léo, que foi nome unânime entre diretoria, comissão técnica e 777 Partners. Até a vinda do goleiro para o Rio de Janeiro na última quarta-feira foram quase três semanas de negociação. A viagem do clube brasileiro para pré-temporada nos Estados Unidos também atrasou as tratativas, mas o agente do jogador foi até a França para fechar o negócio junto ao Lille e amarrar os últimos detalhes.

Em meio ao processo, outros clubes brasileiros souberam do desejo de Léo Jardim de retornar ao país e consultaram a situação do goleiro, que optou pelo projeto de reconstrução do Vasco.

No Vasco, Léo Jardim encontrará concorrência à altura. Titular contra a Portuguesa, na estreia do time principal de Barbieri, Ivan tem agradado torcida e comissão técnica, mas a tendência é que o novo contratado também tenha espaço para disputar vaga.

Tanto Léo Jardim quanto Ivan vêm de poucos jogos nos últimos meses. O goleiro que pertence ao Corinthians e pode ser comprado pelo Vasco ao fim da temporada atuou em quatro jogos pelo Zenit na temporada 2022/2023.

Léo jogou seis partidas pelo Lille na atual temporada, mas foi em 2021/2022 que viveu seu melhor momento no futebol francês. Ficou sete jogos consecutivos sem sofrer gols entre as rodadas 24 e 30 da Ligue 1, a primeira divisão do campeonato francês.

No Lille, o mais novo reforço do Vasco foi titular na final da Supercopa da França em 2021, com vitória por 1 a 0 sobre o PSG. Além disso, soma participações em duas edições da Liga dos Campeões pelo clube francês e outras experiências no futebol europeu, com passagens também por Rio Ave e Boavista, ambos de Portugal. O goleiro foi revelado pelo Grêmio em 2013.

Com o "problema goleiro" mais que solucionado, o Vasco segue no mercado em busca de reforçar outras posições. Defesa, meio-campo e atacante de lado são prioridades.

Fonte: ge