Novidade III: Juninho e Dedé estão na seleção do GloboEsporte
Eram jogados 41 minutos do segundo tempo e o Fluminense vencia por 1 a 0, gol de Fred. No entanto, o rival Flamengo tinha a grande oportunidade para empatar o clássico num pênalti a seu favor. Foi aí que a frieza e a elasticidade Diego Cavalieri fizeram a diferença para o lado tricolor. Bottinelli foi para a cobrança e o goleiro voou para garantir o triunfo de sua equipe. Com o resultado positivo, o Flu ampliou a sua vantagem na liderança em relação ao Atlético-MG. De quebra, também com outras belas defesas além da que fez no pênalti, Cavalieri conquistou a nota 9,5 e foi eleito o craque da 27ª rodada do Brasileiro na disputa do Troféu Armando Nogueira.
O Vasco se solidificou na quarta colocação do Campeonato Brasileiro ao bater o Figueirense por 3 a 1, em São Januário. O destaque do triunfo cruz-maltino foi o veterano Juninho Pernambucano, com duas assistências e um gol. O Palmeiras também foi bem no fim de semana e voltou a respirar na luta que trava para sair da zona rebaixamento. O argentino Barcos marcou duas vezes e teve papel fundamental na vitória alviverde por 3 a 0 sobre a Ponte Preta.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.
GOLEIRO
Jogador de uma regularidade impressionante nesta campanha impecável que o líder Fluminense vem tendo, Diego Cavalieri mostrou mais uma vez o seu potencial. Com defesas de diversas características, o camisa 12 brilhou no Fla-Flu de domingo com uma defesa de pênalti na reta final da partida. Lance que praticamente assegurou o triunfo tricolor. O excelente desempenho do goleiro redundou no prêmio de craque de uma rodada pela segunda vez neste Brasileiro. Ele havia sido o melhor da sétima rodada, quando fechou o gol na vitória por 2 a 0 do Fluminense sobre o Náutico, nos Aflitos. Victor (Atlético-MG), Fábio (Cruzeiro) e Muriel (Internacional) também tiveram participação de destaque nos jogos de suas equipes.
LATERAL-DIREITO
Além da motivação natural de quem busca a liderança, Pará entrou em campo neste domingo com uma dose extra de vontade. Afinal, o adversário do Grêmio era o Santos, seu ex-clube. Com muita aplicação tática e marcação no craque Neymar, o lateral ainda foi uma boa opção ofensiva do Tricolor gaúcho. A boa atuação rendeu a nota 7,5. Luan (Vasco), Wellington Silva (Flamengo), Luís Ricardo (Portuguesa) e Alessandro (Corinthians) são outros destaques da posição na rodada.
ZAGUEIROS
A dupla de zaga da rodada é formada pelos ex-companheiros Dedé e Titi, que atuaram juntos pelo Vasco. O primeiro ficou no Clube da Colina e voltou a tomar conta do pedaço com sua capacidade de desarmar e lutar por cada bola dividida. Para completar, ainda coube a Dedé a ajeitada para o terceiro gol vascaíno no triunfo por 3 a 1 sobre o Figueirense, o que ajudou a render a nota 8,5. Titi rumou para o Bahia, onde tem status de líder. Capitão do time, o xerifão conseguiu anular o ataque do Botafogo na vitória baiana por 2 a 0 e levou a nota 7. Danny Morais (Bahia), Demerson (Coritiba), Bruno Rodrigo (Santos) e Werley (Grêmio) atuaram bem no fim de semana.
LATERAL-ESQUERDO
Zagueiro de origem, Rogério vem sendo improvisado na lateral esquerda e tem dado conta do recado para o técnico Geninho, da Portuguesa. Obediente taticamente e com bom poder de marcação, ele brecou boa parte das investidas do Atlético-MG pelo seu setor, no empate por 1 a 1 no Canindé. Rogério recebeu a nota 7. Fábio Santos (Corinthians), Everton (Cruzeiro), Hélder (Bahia) e Eltinho (Coritiba) foram os demais destaques da posição.
VOLANTES
Os volantes da rodada não têm nada de brucutus. Pelo contrário. Paulinho e Marcos Assunção lideraram as equipes de Corinthians e Palmeiras, respectivamente, em suas vitórias neste fim de se semana. O volante do Timão abriu o placar na vitória corintiana por 3 a 0 sobre o Sport e faturou a nota 8. Já o jogador alviverde fechou o triunfo palmeirense pelo mesmo marcador diante da Ponte Preta, também no Pacaembu, com um bonito chute de fora da área. Léo Silva (Portuguesa), Gil (Coritiba), Fahel (Bahia) e Hélder (Bahia) também foram importantes para os seus times na rodada.
MEIA
São 37 anos na bagagem e um fôlego de menino. Mais uma vez, Juninho Pernambucano teve participação preponderante em um triunfo do Vasco e alcançou a nota 8,5. A vítima da vez foi o Figueirense. O Reizinho da Colina deu passe para os gols de Luan e Tenorio e ainda apareceu para balançar a rede e sacramentar o bom resultado do clube carioca, que se manteve na quarta colocação. Bernard (Atlético-MG), Moisés (Portuguesa) e Everton Ribeiro (Coritiba) jogaram bem na rodada e ganham menção honrosa.
ATACANTES
O trio de ataque da rodada é comandado pelo argentino Barcos. Ele anotou dois gols na vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Figueirense e ainda carimbou a trave numa outra oportunidade. Ou seja, fez valer a nota 9 que ganhou. Kieza se recuperou de contusão e voltou em grande estilo ao time do Náutico. Foram dele os dois tentos no triunfo sobre o Atlético-GO, o que proporcionou a nota 7,5. Mesma avaliação de Romarinho, que brilhou na vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Sport, também com dois gols anotados. Leandro Damião (Internacional), Tenorio (Vasco) e Osvaldo (São Paulo) fizeram bonito na rodada.