Nos pontos corridos, Vasco jamais foi lanterna
O Vasco entra em campo em uma encruzilhada neste domingo, contra o Ipatinga, em Minas Gerais, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro: se vencer, pode até voltar à zona de classificação à Copa Sul-Americana 2009. No entanto, em caso de derrota, por de acarbar a rodada como lanterna da competição.
Com 27 pontos, a equipe cruzmaltina ocupa a 17ª posição da tabela, "abrindo a região da degola". O time mineiro, com 24 pontos, é o último colocado. Assim, se forem derrotados, os vascaínos serão ultrapassados pelo adversário e, se o Fluminense vencer o Botafogo e a Portuguesa ao menos empatar com o Santos, a situação se complica.
Na era dos pontos corridos - desde 2003 -, o Vasco, apesar de na maioria das edições ter passado por momentos complicados na tabela, jamais ocupou a laterna do Brasileiro. O LANCE!NET relebra abaixo o desempenho cruzmaltino nas edições por pontos corridos da Série A nacional.
Em 2003, com 24 clubes disputando o campeonato, o time de São Januário terminou a disputa na 17ª posição, com 18 derrotas, 15 empates e apenas 13 vitórias. Nesta edição, não houve grandes sobressaltos, além da campanha ruim, pois somente dois clubes foram rebaixados.
Na temporada seguinte, a equipe passou por mais aperto. Na penúltima rodada, já com quatro caindo para Série B (e os mesmos 24 disputando), o time chegou na penúltima rodada correndo risco de cair. No entanto bateu o Atlético-PR, então líder, em São Januário, por 1 a 0 e se livrou (acabou em 16º lugar) - na jornada posterior, perdeu para o Santos, que se sagrou campeão.
Em 2005, com um começo ruim de campeonato, o Vasco se viu brigando na parte inferior da tabela. A chegada do técnico Renato Gaúcho, ainda no primeiro turno (22 clubes na Primeira Divisão), ajudou os vascaínos a escaparem da degola (12ª posição), apesar de resultados pífios como a goleada de 7 a 2 imposta pelo Atlético-PR.
Há dois anos, a equipe cruzmaltina fez sua melhor campanha na era dos pontos corridos. Ainda sob o comando de Renato Gaúcho, chegou na última rodada brigando por um lugar na Copa Libertadores da temporada seguinte. Porém, um empate sem gols frustrou as esperanças dos torcedores e rendeu ao clube o sexto lugar.
Em 2007, no segundo turno, o Vasco chegou a ficar oito jogos sem vencer e Celso Roth, técnico que substituiu Renato Gaúcho para o início do Campeonato Brasileiro, acabou perdendo o cargo em seguida: Valdir Espinosa assumiu o time e o levou à disputa da Copa Sul-Americana este ano.
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 4 Jornalista critica Paiva: 'Há tempos se perdeu com escolhas...' TOP
- 0 Cenas de Vegetti indignado no banco de reservas viralizam TOP
- 0 Paiva perdeu o vestiário e provocou irritação: os bastidores de sua saída TOP
- 0 Gilmar Ferreira: 'Foi só uma parte do circo de horrores'
- 0 Wellington Campos: Os motivos da demissão de Paiva no Vasco
- 5 Jornalista faz duras críticas ao elenco: 'Pior time do campeonato'
- 4 Com decisão do Pedrinho, Rafael Paiva não é mais técnico do Vasco
- 6 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 1 Quem deve ser os integrantes da comissão técnica de Felipe Maestro