Futebol

No último dia da janela de transferências, Vasco ainda tem carências no time

Neste terça-feira (12), se encerra a janela de transferências do primeiro semestre do futebol brasileiro. E o Vasco chegou neste importante dia ainda com carências no elenco do técnico Zé Ricardo e poucas perspectivas de que mais reforços possam chegar neste momento. Assim, o Cruz-Maltino deve disputar boa parte da Série B com o atual elenco que o clube possui. 

A janela do segundo semestre abre somente no dia 18 de julho, quando o primeiro turno da Série B estará na sua reta final. Até lá, depois desta terça-feira, os clubes só podem contratar jogadores sem contrato com qualquer clube ou que que tiveram vínculo rescindido antes do fim da atual janela. Assim, as opções do Vasco ficam limitadas a partir desta data. 

Recentemente, após o Campeonato Carioca, o Vasco fez cinco contratações: os atacantes Lucas Oliveira, Erick e Zé Vitor, o meia-atacante Carlos Palacios e o lateral-direito Gabriel Dias. Destes, apenas o primeiro já estreou com a camisa cruz-maltina, no empate em 1 a 1 com o Vila Nova, na última sexta-feira, pela primeira rodada da Série B. E foi justamente esta partida, além de todo o desempenho no Carioca, que demonstrou que o clube ainda tem outras carências no seu elenco. 

Um dos principais setores em que o Vasco precisa de reforços é na zaga, como já foi explicitado publicamente pelo gerente de futebol Carlos Brazil. O clube tem, neste momento, apenas os titulares Anderson Conceição e Quintero, e os garotos Zé Vitor e Pimentel, que disputaram a última Copinha e, às princípio, subiriam ao profissional apenas para as primeiras rodadas do Carioca. Com a lesão de Ulisses, Zé Vitor já virou o reserva imediato. Como mostrou o ENM na última segunda-feira, o clube tentou a contratação de Vitor Mendes, do Atlético-MG, mas o jogador está encaminhado como Juventude. Assim, o Gigante da Colina pode precisar apostar em jogadores como os laterais Léo Matos e Gabriel Dias ou o volante Zé Gabriel para a posição. Os três já atuaram como zagueiro.

A própria lateral-direita também é um ponto ainda questionável no elenco. Weverton, contratado no começo do ano, ainda não correspondeu. Léo Matos já foi preterido por improvisações de Zé Ricardo na estreia da Série B e Gabriel Dias, contratado agora depois de ficar sem espaço no Cruzeiro, não chega com credenciais para já ser titular do time.

No meio, as últimas atuações irregulares de Nenê também acendem um alerta para a sequência da temporada. Carlos Palacios pode atuar mais centralizada, mas vem de um começo de temporada quase de inatividade. O chileno, que perdeu espaço no Inter, atuou apenas 29 minutos em 2022 e ainda deve precisar passar por um recondicionamento físico antes de estrear pelo Vasco.

Desse modo, o que resta ao torcedor do Vasco é esperar por surpresas positivas nesta terça-feira, para o clube poder se reforçar ainda mais já neste começo de Série B. Caso contrário, o time elenco será este mesmo ao menos até o fim do primeiro turno.

Fonte: Esporte News Mundo