Futebol

No ritmo do samba da Gigante da Colina, o Vasco enfrenta o Brasiliense (foto



Após conquistar a liderança da Série B na última rodada com a vitória em cima do Ipatinga, o Vasco entra em campo para enfrentar o Brasiliense nesta terça-feira, às 21h, na Boca do Jacaré, em Taguatinga, em ritmo de samba. O time vai ter o apoio na ala sul do estádio a bateria da Escola de Samba Gigante da Colina, criada este ano inspirada no clube carioca. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil, menos para o Distrito Federal. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partida a partir das 20h30m.

A escola de samba nasceu no dia 11 de abril no Distrito Federal e foi formada por um grupo de amigos que tinha duas paixões: o Vasco e o samba. O nome veio inspirado em um dos apelidos do Vasco: Gigante da Colina. A sede fica na comunidade do Varjão, uma área carente de Brasília, e oferece oficinas gratuitas de percussão. Em 2010, a Gigante da Colina vai desfilar pela primeira vez no Carnaval de Brasília.

O presidente Roberto Dinamite vai ser homenageado e foi escolhido o padrinho da escola de samba. Para apoiar o time nesta terça-feira contra o Brasiliense, a bateria da Gigante da Colina, composta por torcedores do Vasco da Gama e jovens da comunidade do Varjão, promete fazer muito barulho.

- Ensaiamos o fim de semana todo para fazer uma apresentação a altura do Vasco. Queremos que o nosso time volte a ocupar o lugar que ele merece - disse o presidente da escola Fabiano Duarte.

A Gigante da Colina vai ver um time diferente em campo. Fagner deve entrar na lateral direita no lugar de Paulo Sérgio. No ataque, Elton foi vetado com um problema no pé direito. Com isso, Aloísio Chulapa vai fazer o primeiro jogo como titular. O atacante ainda busca o primeiro gol pelo Vasco. Carlos Alberto está com dores abdominais e é dúvida. Se for vetado, Adriano entra no ataque.

- O Carlos Alberto é fundamental para a gente. Ele vem sempre fazendo a diferença nos jogos. Ele tem feito gols, dando passes. Será uma pena se ele não tiver como jogar. Mas quem está ali do lado de fora está pronto para entrar. O Adriano também espera uma oportunidade - disse Aloísio.

Vasco e Brasiliense só se enfrentaram três vezes na história. O time carioca venceu todos. O último jogo foi no primeiro turno: 1 a 0, em São Januário, gol de Rodrigo Pimpão. Como visitante, o Vasco tem um aproveitamento de 55,5%. O time carioca disputou nove partidas fora de casa agora nesta Série B e teve quatro vitórias (Ceará, Vila Nova; Juventude e Portuguesa), três empates (Guarani, Figueirense e América/RN) e duas derrotas (Paraná e Bahia).

Enquanto o Vasco vem de uma arrancada de oito vitórias nos últimos dez jogos, o Brasiliense está em crise. O time só venceu duas das últimas 11 partidas na Série B. O técnico Heriberto da Cunha resolveu afastar Iranildo alegando que o jogador está fora de forma. O meia não gostou e rebateu o treinador. Sem o camisa 10, o Brasiliense deve jogar com três volantes e apenas um meia de ligação.

Com 27 pontos, o Brasiliense ocupa a 10ª posição na classificação. Juninho desfalca o time após ter recebido o terceiro cartão amarelo. Moacir deve entrar na vaga. No ataque, o ex-vascaíno Abuda volta ao time e joga ao lado de Gustavo.

BRASILIENSEVASCO

Guto, César Gaúcho, Aílson, Moacri e Edinho;

Pedro Ayub, Flávio, Didão (Rodriguinho)e Éder; Abuda e Gustavo

Fernando Prass; Fagner (Paulo Sérgio), Gian, Vilson e Ramon; Mateus, Souza, Enrico e Alex Teixeira; Carlos Alberto (Adriano) e Aloísio Chulapa.
Técnico: Heriberto da CunhaTécnico: Dorival Júnior
Estádio: Toca do Jacaré.Data: 25/08/2009.Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR-FIFA).Auxiliares: Moises Aparecido de Souza (PR) e Bruno Boschilia (PR).
Transmissão: O SporTV exibe a partida ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 20h30m (de Brasília).

Fonte: ge