No Rio, o Vasco é fair-play
Durante os treinamentos do Vasco, observa-se a preocupação do técnico Renato Gaúcho para que seus jogadores roubem a bola do adversário sem fazer faltas.
Nesta temporada, os números mostram que a equipe aprendeu como deve desarmar seus adversários sem ouvir o apito do árbitro e, principalmente, sem ser desleal.
Até o momento, entre os quatro os clubes cariocas que disputam o Campeonato Brasileiro, o Vasco é o time que menos foi punido com cartões. No total, apenas 16, sendo que 13 amarelos e três vermelhos.
Na liderança da tabela dos mais violentos aparece o Flamengo, com 40 cartões recebidos (32 amarelos e oito vermelhos).
Um dos reflexos do fair-play vascaíno aparece nos números de desarmes efetuados pela equipe. Entre os cariocas, o Vasco é a segunda equipe que mais roubou bolas. Foram 419 até agora (372 certos e 47 errados), com aproveitamento de 83%. Neste quesito, o Vasco perde apenas para o Fluminense, um dos líderes do Brasileirão, que já efetuou 450 desarmes (372 certos e 78 errados) e com mesmo aproveitamento: 83%.
Os muitos puxões de orelha e orientações do técnico Renato Gaúcho servem para que a equipe não cometa os mesmos excessos da temporada de 2005. Na ocasião, até a mesma décima rodada da competição nacional, o Vasco já colecionava 28 cartões, todos amarelos.
Por essa razão, o técnico Renato Gaúcho teve de quebrar a cabeça para montar o seu miolo de zaga durante várias rodadas, pois os jogadores do setor eram constantemente suspensos por causa do terceiro cartão amarelo.
- SuperVasco