Futebol

No jogo-treino de ontem, Jonathan foi melhor que Eder Luís

Um garoto, de 19 anos, vai tentar desbancar um rodado atacante, de 25, na briga por uma vaga no ataque do Vasco. A disputa vai acontecer nas próximas atividades comandadas pelo técnico Paulo César Gusmão em São Januário. O confronto será entre a revelação Jonathan e o recém-chegado Eder Luís, que sonham com um lugar ao sol pelo menos na partida diante do Grêmio Prudente, no próximo domingo, no interior de São Paulo. Um dos dois será o substituto do capitão Carlos Alberto, suspenso, por causa da expulsão contra o Vitória.

E o que pesa a favor de cada um dos concorrentes? No caso de Eder Luís é justamente a experiência e o fato de ter sido contratado ao Benfica, de Portugal, que podem dar uma pequena vantagem ao jogador. Além disso, o acerto com o atacante foi comemorado em São Januário como um gol em um clássico diante dos arquirrivais.

Eder Luís já participou de duas partidas, mas ainda não teve atuações convincentes. O jogador entrou no decorrer dos confrontos diante de Flamengo (0 a 0) e Vitória (1 a 0), mas não balançou a rede dos adversários. O fato que pode pesar contra é que nos tempos de Benfica e São Paulo, quando foi escalado como referência, ele não teve um bom rendimento. Tanto que foi pouco aproveitado nos dois clubes.

Jonathan, por sua vez, tem a juventude e o pouco tempo nos profissionais como fator que pode pesar em sua permanência na reserva. Porém, sempre que foi escalado por PC Gusmão entre os titulares, o garoto deu conta do recado. Nas quatro primeiras partidas após o reinício do Campeonato Brasileiro, ele atuou como titular e marcou um gol com a camisa cruzmaltina.

No jogo-treino diante do Duque de Caxias, na última terça-feira, Jonathan esteve melhor do que Eder Luís. Na atividade, o garoto sofreu o pênalti convertido por Carlos Alberto, que atuou no meio-campo. Eder Luís jogou ao lado do garoto, mas teve atuação discreta.

Certo mesmo é que com qualquer um dos dois, o Vasco vai entrar em campo diante do Prudente sem um centroavante de origem. Com Nunes, machucado, e sem Elton, negociado por empréstimo com o Sporting Braga, de Portugal, PC Gusmão vai apostar no mesmo esquema que tem dado resultado nas últimas rodadas da competição.

Fonte: ge