Futebol

No duelo português na Série B, Vasco e Portuguesa se enfrentam no Canindé

Na luta para subir para a Série A, a Portuguesa recebe o Vasco neste sábado, às 16h10m (horário de Brasília), no Canindé, animada com os 89 anos de vida, completados nesta sexta-feira, e cheia de mistérios com a estreia do técnico René Simões, que chegou disposto a dar um fim na sequência de três derrotas seguidas. Já o clube carioca, segundo colocado, só pensa na liderança da Segundona e aposta no trio ofensivo formado por Carlos Alberto, Alex Teixeira e Elton, para partir para cima da Lusa. Esta será a primeira vez que os clubes de origem portuguesa se enfrentarão pela Segunda Divisão.

A TV Globo transmite o jogo ao vivo para o Rio de Janeiro. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir das 15h50m.

Desde 2003, ano em que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos, nunca dois clubes que caíram conseguiram subir juntos para a Primeira Divisão no ano seguinte. Vasco e Portuguesa são os mais bem classificados entre os rebaixados no ano passado. Se o retrospecto for mantido, as equipes lutam diretamente pelo único acesso reservado ao clube que desceu no ano anterior.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

Na base da conversa, René Simões faz mistério

A escalação da Portuguesa é um mistério. René Simões, o novo comandante, não realizou coletivo nos dois únicos dias em que trabalhou com o elenco. A única pista que ele deu foi no início de uma atividade tática, na manhã desta sexta-feira, quando foi a campo com a equipe que terminou o duelo com o Duque de Caxias, exceto o suspenso César Prates, que deve dar lugar a Fernandinho.

Durante o treino, vários testes foram feitos com as entradas de Marco Antônio e Kempes, que voltam de lesão, e Preto, que cumpriu suspensão. Até o zagueiro Preto Costa foi observado para uma improvável formação com três beques. Desta maneira, René indica que vai seguir o que falou em sua apresentação: apostar na mudança do astral dos jogadores.

- Ninguém é milagreiro. Dá pra conversar para eles tentarem inverter a situação, melhorar a auto-estima e acabar com a depressão gerada pelas recentes derrotas. Eu vi o jogo passado, tenho coisas a dizer aos jogadores e conheço bem o Vasco - resumiu o treinador.

Aposta vascaína é no trio de ataque

Dorival Júnior foi forçado a fazer duas alterações em sua equipe: Ernani joga na vaga do suspenso Ramon, e o volante Felipe será usado como lateral-direito, já que Paulo Sérgio e Fagner ainda seguem em recuperação. Essa última mudança provocou a saída de Amaral da equipe, já que o treinador optou por escalar Souza novamente no meio.

O técnico montou o quebra-cabeça para tentar solucionar o problema na lateral direita sem perder uma arma ofensiva. Alex Teixeira, que tem mais experiência na função de ala, vem agradando na armação ao lado de Carlos Alberto, que se aproxima de Elton, no ataque. O trio é apontado por Dorival como o diferencial do Vasco.

- Acho que o Alex vem vivendo um grande momento e não posso perdê-lo do meio para frente. Pela direita, a própria condição da partida muitas vezes tira a possibilidade dele fazer grandes jogadas, então optei por na posição e improvisar outro na lateral - explicou o comandante cruzmaltino, que aposta tanto no poder ofensivo dos três jogadores de frente, que os libera da marcação na saída de bola do adversário.

PORTUGUESA VASCO
Fábio, Fernandinho, Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Acleisson, Ygor (Marco Antônio), Felipe Gabriel e Hérverton (Preto); Edno e Dinei (Kempes). Fernando Prass, Mateus, Vilson, Gian e Ernani; Nilton, Souza, Enrico, Carlos Alberto e Alex Teixeira; Elton.
Técnico: René Simões. Técnico: Dorival Júnior.
Estádio: Canindé. Data: 15/08/2009. Horário: 16h10m. Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO). Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO).
Transmissão: A TV Globo exibe a partida ao vivo para o Rio de Janeiro. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 15h50m (de Brasília).

Fonte: ge