Futebol

No Dia de Finados, Vasco renasce e bate o Flu

E no Dia de Finados, o Vasco renasceu no Campeonato Brasileiro ao vencer o Fluminense por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã e, de quebra, encerrar um jejum de 11 jogos sem vitórias contra rivais cariocas. Apesar disso, os vencedores seguem respirando com aparelhos na competição, enquanto os derrotados \"ganham\" uma pá terra na cova \"Segunda Divisão 2009\".

Com este resultado conquistado, o time cruzmaltino foi a 34 pontos, chegam a 18ª posição - mais ainda no U-4 (grupo dos quatro últimos colocados) - e chegam ao terceiro jogo sem derrota (duas vitórias e um empate). Já o Tricolor fica com 34 pontos, cai para o penúltimo lugar e perde a invencibilidade após cinco partidas (três empates e duas vitórias).

O primeiro tempo começou com as equipes se estudando, o que durou cerca de 15 minutos. A partir daí, o Fluminense passou a comandar as ações, apostando na velocidade de seu setor ofensivo, potencializada pela fragilidade da defesa do Vasco, que lenta e errando as saídas de bola, não protegia.

O Tricolor perdeu gols com Conca, Everton Santos e Washington e ainda reclamou de um pênalti em Everton Santos. Por outro lado, os vascaínos raramente conseguiram armar jogadas ofensivas devido a falta de criatividade e qualidade. A única chance foi uma desvio de cabeça de Jorge Luiz após falta cobrada por Madson que Fernando Henrique espalmou.

Na etapa final, o Fluminense pressionou em cruzamentos e chutes de fora da área, mas passou a sofrer um pouco mais com os contra-ataques do Vasco: enquanto o primeiro foi pouco incisivo, o segundo, sem saída de bola, levaram perigo concreto somente em bola parada e reclamaram de um pênalti em Wagner Diniz. Porém, de um lado e de outro, os meias pouco criaram.

Aos 27 minutos, a catarse cruzmaltina. Em uma escapada pela direita Madson cruzou. Alex Teixeira dividiu com a defesa tricolor e Wagner Diniz, na pequena área, concluiu para a rede. A partida ficou aberta, com a equipe das Laranjeiras se lançando ao ataque e oferecendo o contra-golpe, mas o placar não se alterou.

Nesta quarta-feira, o Fluminense entra em campo contra o Figueirense, às 20h30, em Santa Catarina, para continuar o confronto da última quinta, válido pela 32ª rodada do Brasileiro, interrompido aos 15 minutos do primeiro tempo devido a uma queda no fornecimento de energia elétrica.

No próximo fim de semana as duas equipes voltam a campo pela 34ª jornada da competição. No sábado, dia 8 de novembro, em São Januário, o Vasco recebe o Santos, às 18h30. No domingo, o Tricolor das Laranjeiras enfrenta o Cruzeiro, às 17h, em Belo Horizonte (MG).

FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 0 X 1 VASCO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 02/11/2008 - 19h10 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Marco Aurélio dos Santos Pessanha (RJ)
Renda/público: não disponível
Cartões amarelos: Fabinho e Everton Santos (FLU); Fernando e Rodrigo Antônio (VAS)

GOL: Wagner Diniz, 27\"/2ºT (0-1)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos (Eduardo, intervalo), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Fabinho (Ciel, 20\"/2ºT), Wellington Monteiro, Arouca (David, 37\"/2ºT) e Conca; Everton Santos e Washington. Técnico: René Simões.

VASCO: Rafael, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Fernando (Odvan, 35\"/1ºT); Wagner Diniz, Jonílson, Mateus (Leandro Bomfim, 29\"/2ºT), Madson, Alex Teixeira e Rodrigo Antônio; Alan Kardec (Pinilla, 24\"/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Lancepress