Futebol

No Brasileiro-2008, arbitragens serão mais rigorosas

Árbitros mais rigorosos no Brasileiro
Seminário da CBF dá o panorama de como será a competição este ano
SÃO PAULO. O Campeonato Brasileiro deste ano, que começa no sábado, terá uma arbitragem bem mais rigorosa do que nos anos anteriores.
Esta foi a impressão que passou o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Corrêa da Silva, ao falar ontem no Seminário do Campeonato Brasileiro-2008.
Alguns pontos chamaram a atenção, como a orientação aos árbitros para punir a reincidência de faltas, mesmo que leves, e o rodízio de faltas num mesmo jogador; ser rigoroso na punição aos carrinhos e aos agarra-agarra na pequena área em cobranças de escanteio.
Mas não haverá rigor apenas dentro de campo. Ontem, a CBF confirmou a proibição do consumo e venda de bebida alcoólica no interior de estádios.
O seminário contou com a participação de representantes da entidade, entre eles, o presidente Ricardo Teixeira, e dirigentes dos 20 clubes da Série A. Para Teixeira, a atual fórmula de disputa representou uma evolução no futebol brasileiro.

— O modelo de hoje premia o time que se organiza melhor.

Antes, o campeonato privilegiava o acaso ou a fatalidade esportiva de um dia ruim, depois de uma trajetória impecável — disse. — Só não vê quem não quer que o Brasil mudou e mudou para melhor.
Este será o sexto ano consecutivo que a fórmula é adotada.
Por conta desta continuidade, Teixeira disse acreditar que a torcida aprendeu a gostar do torneio desta maneira.

— O campeonato vem sendo acompanhado de maiores médias de público, o que comprova que ele passou no teste de manter a paixão do torcedor acesa — afirmou.
O regulamento do Brasileiro deste ano não apresenta mudanças em relação aos anteriores.
Teixeira confirmou que, em 2009, será criada a Série D.
Assim, no ano que vem, as Séries A, B e C terão 20 clubes e a D será composta por 64.

Fonte: O Globo