Futebol

Nilton será julgado no TJD/RJ dia 13

O inferno astral do volante Nilton, do Vasco, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), parece longe do fim. Depois de ser suspenso por seis partidas por entrada em Caio, do Botafogo, o jogador, que recorre desse julgamento junto ao STJD, foi novamente denunciado por prática de agressão física e pode ser suspenso de quatro a 12 partidas. A sessão será realizada pela Sétima Comissão Disciplinar e acontece na próxima terça-feira, dia 13 de abril, a partir das 14h.

O jogador foi expulso no confronto com o Duque de Caxias, pela última rodada da Taça Rio, em lance polêmico, muito contestado pelos vascaínos. No entanto, a denúncia foi feita com base na súmula do árbitro. No relato, consta que Nilton foi agredido com um soco e revidou com um tapa no peito do adversário, sendo expulso com o vermelho direto.

Nilton responde ao artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tem um jogo como pena mínima e seis como máxima. Vale lembrar que o atleta está suspenso da semifinal da Taça Rio, domingo, dia 11 de abril, contra o Flamengo, em decorrência dessa última expulsão, e tem jogado graças a um efeito suspensivo concedido pelo STJD, já que foi suspenso por seis jogos pelo TJD/RJ.

O recurso do jogador no caso que envolve a entrada em Caio, na final da Taça Guanabara - quando foi suspenso por jogada violenta (artigo 254), após desclassificação de agressão física -, será julgado pelo Pleno do STJD na próxima quinta-feira, dia 15 de abril. O departamento jurídico do Vasco tenta reduzir a pena para três jogos, já cumpridos pelo meio-campista, liberando-o para uma eventual final de turno.

No mesmo processo, o zagueiro Tinoco, do Duque de Caxias, também responde ao artigo 254-A, justamente pela agressão a Nilton. O jogador tem, portanto, sua participação ameaçada no \"torneio da morte\", que envolve ainda o Friburguense e o Resende e decide quem será o segundo rebaixado do Estadual 2010, ao lado do Tigres do Brasil.

Fonte: Justiça Desportiva