Futebol

Na estréia de Valdir Espinosa, Vasco recebe o embalado Palmeiras

Tudo levava a crer que os dois lutariam pelo mesmo ideal. Mas com a queda de rendimento do Vasco, apenas o Palmeiras briga por uma vaga na Taça Libertadores da América em 2008. Sendo assim, ambos duelam por objetivos distintos na partida deste domingo, às 18h10min (horário de Brasília), em São Januário, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na 12ª, com 43 pontos, o Vasco espera afastar de vez a possibilidade de rebaixamento para a Série B. Como esperança, o time cruzmaltino terá a estréia do treinador Valdir Espinosa.

Logo na sua primeira participação, Espinosa deve fazer algumas mudanças em relação ao time que foi eliminado na Copa Sul-Americana. Na atividade desta sexta-feira, o treinador iniciou com o volante Thiaguinho na vaga do meia Leandro Bonfim. Com isso, Perdigão foi adiantado. Na lateral esquerda, Rubens Júnior foi sacado para a entrada de Edu, recém-promovido dos juniores.

Confirmado entre os titulares, o volante Amaral espera que o Vasco dê a volta por cima e volte a vencer neste Campeonato Brasileiro. “Tivemos uma boa participação contra o América-MEX e, apesar do Palmeiras contar com excelentes jogadores, podemos vencê-los”,disse.

A dúvida sobre a utilização do volante Martinez na partida deste domingo ainda paira sobre a cabeça do técnico Caio Júnior, do Palmeiras. Treinando entre os reservas, o meio-campista entrou no time titular durante o coletivo realizado no final da tarde desta quarta-feira. Aparentemente está bem e deve ir para o jogo.

“Gosto dessa formação com três homens no meio, Pierre, Makelele e Martinez, dá mais estabilidade e libera o Valdivia. Foi a formação contra o Corinthians e gostei”, afirmou o treinador alviverde, demonstrando que Martinez deve mesmo entrar no lugar do atacante Luiz Henrique.

Uma entorse no tornozelo esquerdo, ocorrida durante os treinos da manhã de terça-feira, tirou o zagueiro Nen do confronto contra o Vasco. O zagueiro palmeirense foi vetado pelo departamento médico do clube. Por outro lado, o técnico Caio Júnior recebeu uma boa notícia do médico Vinícius Martins: o volante Pierre foi liberado e deve voltar à equipe titular na partida contra a equipe carioca.

O bom momento da defesa, principal fator da subida de produção do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, pode ser refletido através dos números: é a quarta melhor de toda a competição, com 36 gols sofridos - está atrás de São Paulo (12), Fluminense (32) e Grêmio (34), e sofreu apenas dois gols nas últimas cinco rodadas.

“Estou extremamente satisfeito e orgulhoso da postura da nossa defesa. Nas últimas oito rodadas, ficamos cinco sem sofrer gol. Dentro dessas partidas, jogamos com diferentes duplas e todos foram muito bem. Além disso, é bom falar sobre a ótima fase do Diego Cavalieri, que em determinados momentos parece intransponível”, comentou o técnico Caio Júnior.

VASCO x PALMEIRAS

Data: 28/10/2007 (Domingo)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 18h10min (Horário de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Alcides Zawaski Pazetto (SC)

Vasco:
Cássio; Wagner Diniz, Luisão, Jorge Luiz e Edu; Thiaguinho, Amaral, Perdigão (Leandro Bonfim) e Darío Conca: Leandro Amaral e Alan Kardec.
Técnico: Valdir Espinosa

Palmeiras
Diego Cavalieri; Paulo Sérgio, Gustavo, Dininho e Leandro; Wendel, Makelele, Pierre e Valdivia; Caio e Rodrigão.
Técnico: Caio Júnior

Fonte: Placar