Mussa abre AGE do Vasco e sócios publicam comprovantes de voto nas redes
Marcada para começar às 9h, a votação online da Assembleia Geral Extraordinária das diretas iniciou sem a participação de outros membros da mesa diretora. O presidente da Assembleia Geral Extraordinária, Faues Cherene Jassus, o Mussa, abriu a reunião da mesa de trabalho com os secretários João Riche e Ricardo Figueiredo. Mas os demais membros, em protesto - confira a nota conjunta mais abaixo -, não acessaram o link virtual e não compareceram à mesa.
O resultado da votação será divulgado às 23h, informou Mussa, que contratou e pagou os serviços da Eleja Online, um dos motivos de protestos do presidente do clube Alexandre Campello. A votação online está cercada de ações judiciais e de acusações lado a lado.
Além de Mussa e dos secretários, fazem parte da mesa diretora de trabalhos:
vice-presidente da Assembleia Geral, Alcides Martins
presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro
vice-presidente do Conselho Deliberativo, Sergio Romay
presidente do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói
vice do Conselho de Beneméritos, José Luis Moreira, atual vice de futebol do clube.
>>> AGE deste domingo divide pré-candidatos
No fim do sábado, uma decisão no plantão judiciário suspendeu os efeitos do resultado da Assembleia Geral Extraordinária. O que será analisado pelo relator competente no judiciário. A eleição vascaína está prevista, de acordo com o estatuto, para primeira quinzena de novembro.
Nas redes sociais, sócios vascaínos relataram experiência do voto online. Cada um recebeu senha por e-mail ou SMS e acessou link no site https://assembleiavasco.elejaonline.com/. Contam que a votação foi rápida, relata a maioria, que publica nas redes sociais o comprovante da votação.
O ge acompanha a votação online e vai publicar o resultado no fim da apuração. Entre os relatos, um torcedor diz não ter conseguido retorno da Eleja Online.
Veja alguns relatos
Como o sócio vota?
Faués Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral, enviou comunicado para sócios e distribuiu instruções sobre a votação por meio de mídias sociais. Confira a nota:
"Venho informar, mais uma vez e dando sequência ao compromisso com a transparência e a democracia, como vai ocorrer o processo eleitoral da Assembleia Geral Extraordinária na plataforma digital.
A votação vai acontecer amanhã, dia 30/08, domingo, das 9:00 até 22:00.
Todo o sócio que se cadastrou e que está apto a votar - conforme a lista oficial divulgada - vai receber uma senha única, pessoal e intransferível para acessar o sistema, através de um SMS e um e-mail, ambos cadastrados na plataforma no período determinado.
Caso o eleitor tenha perdido sua senha, no próprio site da votação, deve entrar em “recuperar senha” e seguir as instruções da plataforma. O sócio votante, com seu CPF (login) e senha recebida, deve acessar o ambiente de votação em https://assembleiavasco.elejaonline.com .
No ambiente de votação, o sócio vai “entrar na votação” e clicar em “VOTE AQUI“. O sócio deve responder a seguinte pergunta: Você é a favor da alteração estatutária das ELEIÇÕES DIRETAS para Presidente do Vasco?
O sócio, no ambiente de votação, vai escolher entre as seguintes opções:
Sou a favor das eleições diretas
Sou contra as eleições diretas
Em branco - me abstenho de votar
Com a opção marcada, o sistema de votação vai solicitar uma confirmação. Ao final, o eleitor receberá, na tela, o comprovante que pode ser impresso ou enviado para o e-mail cadastrado. Caso o sócio não receba o e-mail solicitado com o comprovante, sugiro entrar novamente no site, com login e a senha, e imprima o comprovante.
De 9:00 até às 18:00, estará a disposição dos sócios votantes o telefone 0800-9413003 para quaisquer dúvidas que possam existir sobre a plataforma.
O texto com a redação a ser dada ao estatuto do Club de Regatas Vasco da Gama visando formalizar as eleições direitas para a diretoria administrativa encontra-se em “MENU>DOCUMENTOS”.
O sócio que deseja realizar algum protesto em relação ao voto deve encaminhar sua defesa para: age.crvg@gmail.com .
Após o encerramento do período de votação - dia 30/08, às 22:00 - a apuração será realizada e o resultado divulgado às 23:00 do dia 30/08.
Vascaínos, gostaria de lembrar que a lista de sócios aptos a votar nesta Assembleia Geral Extraordinária não é a lista que será usada na Assembleia Geral Ordinária (eleição para Presidente). É importante que o sócio se mantenha em dia com suas obrigações financeiras e estatutárias para ter direito ao voto em novembro."
A nota de protesto dos demais poderes
Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, Sílvio Godói, presidente do Conselho de Beneméritos, Edmilson Valentim, presidente do Conselho Fiscal, e Rafael Landa, membro titular do Conselho Fiscal e membro da Junta Recursiva, emitiram a seguinte nota:
"Uma AGE Irregular e Ilegítima
Em decisão prolatada neste sábado (29/08), o Desembargador André Ribeiro, SUSPENDE OS EFEITOS da Assembleia Geral convocada para este domingo (30), diante das inúmeras irregularidades que a maculam (não cumprimento do regimento interno da AGE, desrespeito do prazo legal de convocação, entre outras).
A aspiração das eleições diretas para a presidência da Diretoria Administrativa foi acolhida de forma unânime pelo Conselho Deliberativo, no bojo de uma reforma mais ampla que moderniza o estatuto vascaíno.
Todas as correntes políticas presentes no Conselho Deliberativo participaram deste esforço e a imensa maioria das inovações foi aprovada por consenso.
As críticas pontuais que possam existir em relação à reforma poderiam facilmente ser encaminhadas na nova gestão que assumirá em janeiro de 2021.
Assim, estava dada, sem qualquer problema ou contencioso, a consagração das eleições diretas já para a próxima eleição.
Ocorre que, por interesses eleitorais e não institucionais, determinados grupos resolveram que a conquista das diretas, desta forma consensual, representaria uma perda de bandeira política.
Em função disso, levaram à justiça comum o que já estava resolvido internamente pelos poderes vascaínos, contando, tristemente, com o concurso do presidente da Assembleia Geral.
O presidente da Assembleia Geral atropela às normas estatutárias e o regimento da AGE, no afã de atender o grupo político que apoia.
Consideramos de suma gravidade transformar em mera pantomima a Assembleia Geral, momento maior da democracia vascaína.
Chegaremos ao cúmulo de uma Assembleia Geral irregular onde só participará, da junta que reúne os poderes do Clube, o próprio autor das ilegalidades e violações, que, ancorado em chicanas jurídicas e bajulação de parte das redes sociais, acredita que sairá incólume de sua atitude temerária.
Assim, esclarecemos aos sócios e torcedores que a suposta Assembleia Geral Extraordinária convocada para este domingo (30/08) carece de legitimidade e regularidade institucionais, e em nada representa o Club de Regatas Vasco da Gama, não passando de mera estratégia oportunista visando colher dados pessoais dos sócios vascaínos com fins de manipulação eleitoral."
Fonte: ge1 - Estas eleições da AGE on-line para mim foi perfeita.
— Vasquez /+/ (@avasquezvasco) August 30, 2020
Meu nome, meu cadastro e a facilidade da votação me deram a certeza que será um sucesso e teremos a tão sonhada eleição direta! #DiretasJa #Vasco #VascoGama pic.twitter.com/x1So7BT3m3
Mais lidas
- 1 Roger Flores, sobre o novo técnico do Vasco: 'Ouvi falar...' TOP
- 1 Vasco vai 'abrir mão' de alguns jogadores para 2025 TOP
- 0 Jogadores fora dos planos e mais: como o Vasco pensa na reta final TOP
- 0 Entrevista de Payet para a imprensa francesa deixa claro sobre o seu futuro TOP
- 2 Felipe pode surpreender e já usar Coutinho e Payet como titulares TOP
- 1 Coutinho se irrita com os erros contra o Corinthians e cenas viralizam TOP
- 0 Felipe Maestro perde mais um familiar TOP
- 2 Galdames é o 1° nome da barca de 2025 do Vasco TOP
- 1 Os funcionários que vão compor a comissão técnica de Felipe TOP
- 0 Pezzolano é um dos nomes que estão na mesa do Vasco, revela Roger Flores TOP