Futebol

Muriqui já atuou ao lado de Xavi, ex-Barcelona

Após 12 anos, Muriqui acertou o seu retorno ao Vasco da Gama. O atacante, atualmente com 30 anos, é o segundo reforço do Gigante da Colina para a temporada, mas ainda precisa resolver questões burocráticas.

Para ser oficializado na nova/velha equipe, Muriqui precisa chegar a um acordo com o FC Tokyo. O clube japonês foi a última equipe do jogador, que foi revelado pelo Madureira e chegou ao futebol nipônico emprestado pelo Al Sadd. Pouco tempo depois o atacante assinou um pré-contrato de dois anos com o novo clube, mas a saudade do Brasil começou a fazer diferença.

O salário do jogador é próximo dos R$ 300 mil, e o vínculo pode aumentar dependendo de metas cumpridas. Nesta quarta-feira (04), Muriqui já realizou avaliações físicas no Caprres em São Januário.

Quando Muriqui deixou o Atlético-MG para acertar com o Guangzhou Evergrande, a equipe chinesa estava longe de ser a potência que, hoje, é no futebol asiático. Em 2010, ajudou o time a subir da segunda divisão e a partir daí colecionou títulos importantes.

Campeão nacional quatro vezes, em 2013 foi um dos maiores destaques no título da Champions League asiática. Meses depois, o carioca foi eleito melhor jogador do certame continental. Quem também concorria na premiação era Conca, novo reforço do Flamengo e que na época era companheiro de time de Muriqui no Guangzhou.

Ao fim de 78 gols em 134 partidas no clube, o atacante deixou a equipe e recebeu uma despedida calorosa dos chineses. O próximo destino seria o Al Sadd, que viria a contratar o meia Xavi, ídolo do Barcelona. No Qatar, Muriqui fez parceria com o craque espanhol. Mas, em tom de brincadeira durante entrevista exclusiva disse que preferiu jogar ao lado de Romário... exatamente na época em que defendeu o Vasco da Gama.

Fonte: O Gol