Futebol

Muita garra, luta e gols perdidos. Vasco 1x0 e fora da Sul-americana

Bem que o Baixinho tentou, mas não deu. Na estréia de Romário como técnico, o Vasco venceu o América por 1 a 0, nesta quarta-feira, em São Januário, e foi desclassificado da Copa Sul-Americana. O gol foi marcado por Leandro Amaral, ainda no primeiro tempo. Apesar da luta do time, que pressionou o tempo todo, o Cruzmaltino não conseguiu superar a vantagem de dois gols que os mexicanos construíram na partida de ida.

Do banco de reservas, Romário assistiu a um novo Vasco em campo. O empenho dos jogadores empolgaram a arquibancada praticamente vazia de São Januário. Mesmo debaixo de chuva insistente, o Cruzmaltino lutou pela vitória desde o início. As finalizações se multiplicavam e o primeiro gol se tornou questão de tempo. Aos 10 minutos, Conca cobrou escanteio, Rubens Junior desviou e Leandro Amaral empurrou para dentro: 1 a 0 Vasco.

O América, do México, não sentiu o revés logo no início do jogo e arriscou nos contra-ataques. Entretanto, os vascaínos não se acomodaram com o primeiro gol, afinal, ainda precisavam de mais dois para conquistarem a vaga. Pelas laterais, o time criou boas chances de marcar. O goleiro Ochoa, um dos melhores do mundo, brilhou com pelo menos duas defesas sensacionais e ainda contou com a ajuda da trave em uma cabeçada de Luizão.

No segundo tempo, o filme se repetiu. O Vasco seguiu perseguindo o gol mexicano e o camisa 1 do América seguiu com atuação irretocável. Apesar do domínio, o ritmo do time da casa diminuiu, efeito da seqüência dura de jogos a qual tem se submetido.

Percebendo o cansaço dos jogadores em campo, o técnico Romário resolveu fazer a sua primeira substituição de sua carreira: Marcelinho entrou no lugar de Leandro Bonfim. Aos 20 minutos, o treinador optou pela entrada do atacante Romário.

Dentro de campo, o camisa 11 deu novo ânimo ao time. Principalmente pela direita, com as boas subidas de Wagner Diniz, o Vasco seguiu pressionando. Conca, pelo meio, conseguia boas finalizações, mas a bola não entrou. Ironicamente, na noite em que teve boa atuação com a presença do novo técnico, o Vasco perdeu a última chance de brilhar no ano por causa da derrota na época em que o time atravessou pior momento na temporada.

FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 0 AMÉRICA-MEX

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/10/07 - 21h50min (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Ramón Chamorro (PAR) e Amelio Andino (PAR)
Renda/público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Leandro Amaral, Perdigão (VAS); Argüello, Villa, Insúa, Esqueda (AME).
Gols: Leandro Amaral, 10\"/1ºT (1-0)

VASCO: Cássio, Wagner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Rubens Junior (Enilton - 33\"/2ºT); Amaral, Perdigão, Conca e Leandro Bonfim (Marcelinho - 11\"/2ºT); Alan Kardec (Romário - 20\"/2ºT) e Leandro Amaral. Técnico: Romário.

AMÉRICA-MEX: Ochoa, Castro, Oscar Rojas, Davino e Rojas; Villa, Argüello, Insúa (Mosquedas - 37\"/2ºT) e Lopez (Esqueda - 42\"/2ºT); Silva e Cabanãs (Castromán - 10\"/2ºT). Técnico: Daniel Brailovski.

Fonte: Lancepress