Futebol

Morato: "Me senti em casa com toda a história de luta do Vasco"

De infância sofrida e com dificuldades financeiras no município paulista de Francisco Morato, o jogador vê sua trajetória de vida ligada à do Vasco, que lutou por negros e operários no início do século passado. Apegado a uma frase da música "A vida é um desafio", dos Racionais MC's, ele conta as dificuldades que enfrentou em razão da cor da sua pele e da origem humilde.

- Há uma frase que carrego comigo de um rapper brasileiro que fala que você, por ser preto, tem que ser duas vezes melhor. E por ser pobre também. Assim que eu me sentia quando era bolsista na escolinha de futebol. Eu tinha que provar duas vezes que era bom. Pego a história do Vasco em relação à minha família, que é de negros. Minha esposa e meus filhos são negros.

- A gente ainda passa por questões de constrangimento racial. Sem querer querendo, as pessoas ainda não conseguem se afastar dessa questão racial, que ainda fere muita gente nesse país. Partilho disso porque ainda nos dias de hoje a gente vê muita coisa acontecendo com os pobres favelados, que precisam mostrar muito mais. Seja na faculdade, no emprego ou onde for. É a minha história.

Morato explicou como chegou ao Vasco, pelas mãos do executivo de futebol Alexandre Pássaro, e mais uma vez mostrou o quanto a história do clube mexe com ele.

- O mesmo cara que me levou para o São Paulo assume o Vasco, que é o Pássaro. Aí ele me fez o convite dizendo: "Sei que tem muita gente batendo no Vasco por questão financeira e política, mas o presidente, que é um vascaíno fanático, está muito envolvido. Estamos enxugando muita coisa". O presidente é um cara realizado profissionalmente e tinha esse lado vascaíno um pouco oprimido. Essa oportunidade de vir para o Vasco apareceu na melhor hora.

- Venho, sou apresentado, me apego à história. Me senti em casa com toda a história de luta do Vasco. Torcedor totalmente apaixonado. Do mesmo jeito que te enaltece, te desce porrada. Importante é que ele está feliz nesta sexta-feira.

No podcast, Morato conta ainda qual foi a sensação de deixar Filipe Luís no chão, diz como foi a conversa de Marcelo Cabo com o elenco antes do clássico e associa a história do Vasco à sua trajetória de vida. Ouça!

Fonte: ge