Torcida

Morador de Pomerode (SC), colônia alemã no Brasil, veio ao Rio

\"\"O coordenador de Eventos da Fundação Esportes de Pomerode (FUNPEEL,) Selvino Anderson Junior, veio ao Rio para definir datas e deliberar sobre outras providências, para o rally de velocidade daquela cidade, que acontece todos os anos. Até aí, nada de mais. Acontece que Selvino é um apaixonado pelo Vasco, um sentimento que está na família desde seu bisavô Axel, que passou pelo avô, Aroldo Anderson e chegou a seu pai, Selvino Anderson. E já passou para o neto (Joaquim) de 5 meses de idade. Esse sentimento trouxe Selvino a São Januário, para assistir Vasco e Cruzeiro na última quarta-feira (29/06).

Infelizmente, o Gigante da Colina perdeu por 3 a 0, mas isso, não diminui a alegria do torcedor catarinense que saiu de Pomerode, cidade com 27 mil habitantes e que fica no Vale do Itajaí (SC), para ver de perto o seu ídolo Roberto Dinamite. Selvino desenvolve um projeto com 55 crianças de Pomerode, entre 10 e 15 anos, através de uma escolinha de futebol, com apoio da Liga Pomerodense de Desportos, cujo presidente (Cascudo) é vascaíno roxo.

Pomerode surgiu com o início da imigração alemã no Brasil e tem hoje, uma imensa torcida vascaína. A colônia, criada em 1861 pelos imigrantes pomeranos, foi estrategicamente localizada entre Blumenau e Joinville, assim incentivada pelo Dr. Hermann Blumenau para que fortalecesse o comércio entre ambas. A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia.

Fonte: Site oficial do Vasco