Futebol

Mesmo com calendário apertado PC Gusmão defende Estadual do RJ

\"Ronaldo

RIO - Na primeira semana das férias do futebol brasileiro, o calendário de jogos entrou na berlinda. As reclamações vêm acompanhadas de uma constatação: nunca os atletas se lesionaram tanto. O excesso de partidas é apontado como principal fator. Durante o Footecon, fórum internacional de futebol organizado por Carlos Alberto Parreira no Hotel Copacabana Palace, surgiu a sugestão: reduzir ou acabar com os campeonatos estaduais para melhorar o calendário.

Uma das atrações ilustres do evento no Rio de Janeiro, o craque Ronaldo, do Corinthians, ajudou a amplificar o protesto.

- É um grande absurdo um calendário tão longo e com jogos tão mal divididos. É desnecessário e exagerado ter 20 clubes no Campeonato Paulista. Só teremos 28 dias de férias e, após a reapresentação, só dez dias de treino para então já começar a jogar no campeonato estadual - esbravejou o Fenômeno.

Você mexeria nos estaduais para melhorar o calendário do futebol? Clique aqui e vote

Ronaldo sugere um Paulistão mais curto, para que os times grandes, especialmente, tenham mais tempo para a pré-temporada. A ideia do artilheiro é que clubes do interior disputem um pré-Paulistão e que os maiores clubes da capital entrassem numa disputa de tiro mais curto.

\"Muricy

O técnico campeão brasileiro em 2010 pelo Fluminense tem discurso parecido.

- Tivemos o dobro de lesões do ano passado, então alguma coisa está errada. A gente está massacrando os nossos jogadores. Uma das causas é a grande quantidade de jogos. Mas mexer com os estaduais a gente sabe que é complicado - alertou Muricy Ramalho.

Presentes a um debate sobre o tema no Footecon, o médico do Flamengo e da seleção brasileira, José Luiz Runco, e o fisiologista Antônio Carlos Gomes, consultor do Corinthians, defendem alterações nos estaduais para tornar o calendário mais humano no futebol brasileiro.

- A gente deveria reduzir as datas do Estadual e também modificar o Brasileirão, que deveria ter 18 clubes em vez de 20 - sugere o técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo.

Mas há quem discorde de alterações nos estaduais. O treinador do Vasco, PC Gusmão, é um deles:

- O Estadual é o que cria nos clubes a rivalidade. Diminuí-los acabaria com uma tradição do futebol brasileiro - opina.

Dorival Júnior, técnico do Atlético-MG e campeão paulista e da Copa do Brasil com o Santos em 2010, também considera importante disputar os estaduais. Mas reconhece que é preciso mexer na quantidade de jogos:

- Não daria menos valor ao Estadual, porque essa é uma competição necessária. São os estaduais os celeiros verdadeiros do nosso futebol. Mas temos que adaptar o calendário, com certeza. Não podemos fazer mais do que seis jogos por mês. Além disso, a pré-temporada tem que ser maior. Uma boa pré-temporada é fundamental para melhorar o desempenho dos times e prevenir futuras lesões nos jogadores - ensina.

Fonte: Globo Online